Boletim Materiais de Construção nº 364

Nota de Abertura
 

O futuro do comércio de materiais de construção!

No passado dia 22 de novembro, durante a CONCRETA, assinalámos o “Dia do Comerciante de Materiais de Construção” com uma Grande Conferência comemorativa dos 65 anos da nossa Associação, na qual procurámos projetar o futuro do setor.
 

Analisámos as mudanças ao nível do comportamento dos clientes, as tendências globais da economia e da sociedade, a evolução tecnológica e o impacto da digitalização, a concorrência e os novos modelos de negócio, os nossos pontos mais fracos e as nossas forças, para concluir que, não obstante as “novidades”, o futuro dos comerciantes está, sobretudo, nas mãos dos próprios comerciantes e na sua capacidade de se adaptarem a um mundo em que as alterações de contexto surgem cada vez com maior rapidez.

Os conferencistas e o painel de empresários que debateram o futuro trouxeram-nos uma mensagem de confiança, mas também de desassossego permanente.

Atenção às necessidades do cliente, formação dos colaboradores e fortalecimento dos laços de confiança com clientes e fornecedores, foram algumas das ideias chave transmitidas pelos líderes empresariais do setor para continuar a ter sucesso, mesmo que as dificuldades regressem.

Como em tudo o mais, não há receitas. O segredo está numa atenção permanente às mudanças que ocorrem e numa atitude proativa de inovação e disponibilidade para cooperar e estabelecer parcerias.

A APCMC está empenhada em ser o parceiro privilegiado dos comerciantes de materiais de construção na defesa dos seus interesses, mas sobretudo para lhes proporcionar ferramentas específicas e adequadas ao progresso das suas empresas, desde a área da formação às ferramentas digitais, passando pela informação setorial e de mercado e pelo networking empresarial.

 

Boletim Materiais de Construção nº 364

PDF || Versão Completa

 

Publicações Anteriores