Boletim Materiais de Construção nº 356

Nota de Abertura

Está na hora!

Depois de um ano de 2018 em que superámos as melhores previsões no nosso setor, o arranque de 2019 trouxe nova aceleração do crescimento da atividade.
 

Mas boas notícias não devem fazer-nos esquecer dos desafios que as empresas e o setor, no seu conjunto, enfrentam. Há mudanças que estão a ocorrer muito rapidamente, quer na sociedade, quer no mercado específico dos materiais de construção, seja ao nível da concorrência, seja no comportamento dos clientes e dos consumidores, nas tecnologia ou, mesmo, nos produtos e nos fornecedores.
 

Depois de vários anos de escassez, este período de rápida expansão dos negócios é suscetível de nos distrair da premência de enfrentar e conduzir, no que às empresas concerne, os seus próprios processos de transformação. O foco na resposta às solicitações diárias para aproveitar a “maré” ou a ideia que as dificuldades foram ultrapassadas, são armadilhas perigosas.
 

Há, fundamentalmente, dois tipos de problemas com que as empresas terão de lidar de forma consciente e proativa nesta fase:

– Os de gestão corrente, como os preços, descontos, crédito, salários e incentivos, horários, stocks e logística;

– Os de caracter estratégico, como o modelo de negócio, o posicionamento na cadeia de distribuição, as parcerias e a integração, a digitalização e os sistemas de informação, o marketing, o recrutamento e formação contínua, a dimensão geográfica, a internacionalização, etc.
 

Os comerciantes vão precisar de investir algum tempo e recursos sobretudo nestes últimos e quanto mais depressa o fizerem melhor será para prevenirem as consequências de um novo ciclo negativo que sempre acabará por chegar e, sobretudo, para evitarem ficar irremediavelmente desatualizados na sua proposta de valor face à concorrência.

Já há alguns que estão a percorrer esse caminho.
 

A Associação pode ajudar, com informação e serviços específicos, diretamente e através das parcerias estabelecidas com consultores, empresas e universidades e, sobretudo, facilitando e criando oportunidades de networking.

 

Esteja atento e participe!

 

Boletim Materiais de Construção nº 356

PDF || Versão Completa

 

Publicações Anteriores