Boletim Materiais de Construção nº 371

Opções duvidosas! É inegável que a presente crise económica tem características muito distintas das outras crises cíclicas, mais ou menos habituais e, mesmo, diferentes de uma situação de guerra. A constatação desse facto evidente justifica que sejamos prudentes e humildes na avaliação do mérito e da oportunidade das medidas que o governo adotou e daquelas que os deputados têm proposto…

Ler mais

Revista nº 192 || Ecoeficiência

Neste período de incerteza e com um ambiente externo cheio de ameaças, a Associação dos Materiais de Construção foi assim como uma referência para nós comerciantes independentes de materiais de construção e produtos sanitários. E, como já referi na carta em que me dirigi aos Caros Colegas Associados no pico da pandemia em Portugal, “por trás de uma nuvem negra…

Ler mais

Obras, Materiais e Equipamentos para a Construção nº 128

Lentamente, as atividades que estiveram encerradas durante quase dois meses começam a retomar, ainda que o regresso à normalidade do passado pareça um pouco longínqua.   Este retorno irá depender em parte da evolução da situação sanitária, mas, sobretudo, da capacidade económica e financeira que existir, quer do lado da oferta, quer do lado da procura. Hoje ninguém tem dúvida…

Ler mais

Boletim Materiais de Construção nº 370

Esta crise é diferente das outras!   Ao contrário das últimas crises, mais ou menos cíclicas, os fatores que as desencadeiam vão-se acumulando ao longo de muitos meses e até anos, mesmo durante as fases de crescimento e prosperidade, sucedendo que quando são finalmente sentidas ou declaradas já foi entretanto percorrido um caminho suficientemente longo em que se sucederam e…

Ler mais

Boletim Materiais de Construção nº 369

A próxima vaga. A capacidade financeira de muitos dos nossos concidadãos e numerosas empresas foi seriamente afetada e, apesar dos apoios que o Estado disponibilizou, há cada vez mais situações verdadeiramente dramáticas.   Muitos setores foram arrasados, como as viagens, turismo, restauração, comércio ou diversos serviços e, mesmo, muitas indústrias. As empresas da construção e as da distribuição de materiais…

Ler mais

Obras, Materiais e Equipamentos para a Construção nº 127

A inesperada pandemia que assolou o mundo e as suas consequências económicas e sociais vão obrigar-nos a rever todos os planos que tínhamos como sólidos ainda há escassos dois meses.   Entre nós, a atividade de construção não parou, nem a distribuição nem a indústria de materiais de construção. É verdade que algumas empresas reduziram a sua atividade ou suspenderam-na…

Ler mais

Revista nº 191 || Novos Materiais e Tecnologias

O ano de 2019 já lá vai, marcado pela continuação da recuperação dos sectores da construção e do imobiliário que tanto contribuiu para o crescimento da atividade da distribuição de materiais de construção. Este ano de 2020 também arrancou sob o mesmo signo e, mesmo sem sabermos como vai terminar, os fortes sinais que nos chegam do lado da construção…

Ler mais

Boletim Materiais de Construção nº 368

E depois da pandemia? Ninguém estava preparado para isto! A frase está gasta, mas não deixa de ser verdadeira.   Em todo o mundo, a resposta dos governantes e dos cidadãos ultrapassou, em muitos aspetos, a pura racionalidade. Este vírus, embora novo e com uma elevada taxa de contágio, é, apesar de tudo, o menos agressivo e fatal dos outros…

Ler mais