Depois de Évora, a 26 novembro e do Porto, a 27 novembro, realizou-se ontem, dia 12, em Coimbra a terceira sessão de apresentação do projeto apcmc + inovação: Dinamizar Soluções Construtivas Sustentáveis e Inovadoras.

banner_apcmc_inovacao1

 

 

 

O Dr. José de Matos, Secretário-Geral da APCMC fez uma breve apresentação do programa explicando que o projeto se trata de sensibilizar e capacitar as empresas PME comerciantes de materiais de construção, fabricantes e outros agentes da fileira para  a criação de um grupo piloto de empresas, que servirá de veículo de um conjunto de ações que visam apoiar as PME a suprir insuficiências no que respeita a conceção, implementação e comercialização de soluções construtivas sustentáveis e inovadoras.

 
Após a breve explicação do Dr. José de Matos, o Prof. António Sousa Correia expos a sua ideia sobre a mudança de paradigma no mercado dos materiais de construção, em que apresentou exemplos de parcerias empresariais como estratégias de sucesso nos negócios.
 
O Dr. Nuno Arroteia, da Gestluz Consultores fez a descrição do projeto, nomeadamente os objetivos e atividades planeados para o período de vigência do projeto (2013-2014).
 
Em face dos objetivos apresentados, a APCMC irá desenvolver, um conjunto de atividades que se elencam de seguida:
– Sessões de trabalho com o grupo piloto. Esta atividade visa a criação de um grupo piloto com a dimensão de 20 entidades representadas, no âmbito do qual será testada um processo piloto para a conceção experimental de soluções inovadoras, em linha com o enquadramento regulamentar e as exigências de mercado.
– Ciclo de seminários de disseminação e fóruns de discussão. Servirão para potenciar a partilha de informação e o envolvimento de outros actores com o trabalho a ser implementado em sede deste programa piloto.
– Guia de boas práticas para a inovação nos serviços. Este guia servirá para documentar e tornar disponível para a comunidade em geral, o relato do processo que constituiu o projeto, e sobretudo uma valorização das boas práticas adotadas e correspondentes resultados.
 
Após estas apresentações, o público composto por arquitetos, engenheiros, comerciantes e fabricantes foi convidado a expor as sua dúvidas e ideias, ao que este correspondeu de forma muito participativa, com ideias, explicações de factos de grande importância e relevância para o projeto e para o sector.
 
 
 >> Apresentação

          "Descrição do projeto – Objetivos  e atividades" – Nuno Arroteia, Gestluz Consultores

 

porto_0471porto472evora_3033

 

 

 

 

coimbraA380380