Tabela de prescrição de cerâmica e cimento cola APFAC/APICER

São cada vez mais frequentes as notícias nas quais são relatados casos de desprendimentos e descolamentos de fachadas cerâmicas de prédios. Para além da desvalorização/degradação dos edifícios e da má aparência dos mesmos, são também de equacionar os perigos para a segurança pública dos transeuntes da via pública bem como para automóveis e outros bens materiais.

Ver notícia exemplo

Os problemas são depois transferidos para o apuramento de responsabilidades entre construtores/arquitetos/fornecedores de materiais cerâmicos/fornecedores de colas e cimentos cola em situações que podem ser de difícil resolução. Seja qual for o apuramento, os condóminos ficam sempre lesados, pelo menos até à resolução do problema.

Para garantir a durabilidade e a segurança do sistema “cerâmica-adesivo” em uso, a escolha correta do adesivo para um ladrilho específico, é fundamental.

A tabela seguinte foi elaborada tendo em conta o grau de compatibilidade do sistema “cerâmica-adesivo”, numa condição tradicional, sobre um suporte cimentício absorvente.

 

APICER – APFAC
TABELA DE EQUIVALÊNCIAS ENTRE CLASSES DE CERÂMICA E ADESIVOS

 

Para garantir a durabilidade e a segurança do sistema “cerâmica-adesivo” em uso, a escolha correta do adesivo para um ladrilho específico, é fundamental. A tabela seguinte foi elaborada tendo em conta o grau de compatibilidade do sistema “cerâmica-adesivo”, numa condição tradicional, sobre um suporte cimentício absorvente. Estes são os requisitos mínimos de acordo com a característica “absorção de água” da cerâmica, respeitando as normas EN 14411 e EN 12004.

Existem condições adicionais a ter em conta, que podem levar a alterar a seleção do sistema, tais como: dimensões (CxLxA), geometria e natureza das peças de cerâmica;

  • Natureza, absorção e deformabilidade do suporte (betão, cerâmica existente, gesso cartonado, madeira, metal, etc) onde o sistema será aplicado;
  • Ambiente de utilização (residencial, comercial ou industrial)
  • Usos específicos (Ambientes húmidos, exposição solar, etc)

Nestes casos devem ser consultados os prescritores.

Recomendação mínima de classes de adesivos, segundo classes de cerâmica:

 

Classe de Cerâmica (segundo EN14411) Absorção de Água % Adesivo (segundo EN12004)
Pavimento Parede
Interior Exterior Interior Exterior
Ala + Bla ≤ 0,5 C2 C2 C2 C2
Alb + Bib > 0,5 e ≤ 3 C1 C2 C1 C2
Alla-1 + Alla-2 + Blla > 3 e ≤ 6 C1 C2 C1 C2
Allb-1 + Allb-2 + Bllb > 6 e ≤ 10 C* C2 C* C2
Alll + Blll >10 Não Aplicavél Não Aplicavél C* ou D Não Recomendável

Notas:

“C* – cimento cola para ladrilhos absorventes em interior”

Consulte a Circular APFAC – Janeiro 2020

Partilhar:

Outros Destaques