Apoiar ações de formação empresarial conjunta dirigidas a empresários, gestores e trabalhadores de PME dos setores do comércio e dos serviços, com o intuito de reforçar competências e promover a competitividade, inovação e transição digital.
As áreas temáticas da formação incluem:
● Digitalização e competências tecnológicas (e-commerce, marketing digital, cibersegurança).
● Gestão de negócios, liderança, planeamento estratégico e inovação.
● Sustentabilidade na gestão e operação empresarial (soluções tecnológicas de redução de consumo, energias renováveis, redução de resíduos, descarbonização, etc.).
● Atendimento ao cliente, técnicas de vendas e fidelização.
● Expansão internacional (mercados externos, exportação, adaptação cultural).
● Aprendizagem de línguas estrangeiras.
● “Soft skills” (comunicação, trabalho em equipa, resolução de conflitos, gestão do tempo).
● Regras de acesso e exercício da atividade e proteção dos consumidores (fiscalidade, registo societário, etc.).
O plano formativo deve estar suportado num diagnóstico de necessidades e demonstrar claramente o alinhamento com a Agenda+Comércio 2030, assegurando que a qualificação dos profissionais responde aos desafios estratégicos nacionais.

