Portugal ventures lança 2 novas calls temáticas – turismo e Deep tech

  • A 3ª Edição da CALL FIT destina-se aos projetos finalistas dos programas de ideação, aceleração e inovação aberta Fostering Innovation in Tourism em 2020-2021, onde os tickets de investimento podem chegar até aos 100 mil euros por
  • A 2ª Chamada – Call for Deep Tech destina-se a projetos de I&D assentes em ciência ou tecnologia, com foco nas áreas de Fintech e Identidades Digital, onde os tickets de investimento se situam entre os 250 mil e 1 milhão de euros.

A Call FIT Fostering Innovation in Tourism – em parceria com o Turismo de Portugal e com o Nest – Centro de Inovação do Turismo, terá candidaturas abertas de 1 de junho a 8 de outubro.

A 2ª CHAMADA para a Call for Deep Tech, em parceria com a Imprensa Nacional Casa da Moeda, terá candidaturas abertas de 1 a 27 de junho.

Call FIT

Após a conclusão dos programas de ideação, aceleração e inovação aberta, os projetos encontram dificuldades de financiamento para fazer escalar os seus negócios. Atenta a esta falha de mercado, a Portugal Ventures criou a Call FIT para investir nos projetos finalistas destes programas que demonstrem ter potencial para contribuir para o desenvolvimento da oferta turística do país, aumentar a competitividade das empresas deste setor, para melhorar a experiência do turista e aumentar o seu grau de satisfação.

Desde a sua primeira edição, em 2019, a Portugal Ventures já investiu nas seguintes empresas: Bag4days, Classihy, Sailside e Wide Ocean Retreat.

 Em 2020-2021, o programa Fostering Innovation in Tourism conta com a realização de 16 programas de ideação, aceleração e inovação aberta, dinamizados por 9 entidades entre as quais se destacam o da Acredita Portugal, Beta-i, Fábrica de Startups, GesEntrepreneur, NOVA SBE Entrepreneurship Hub, IPN Incubadora, Startup Lisboa, Startup Madeira e Territórios Criativos.

2ª CHAMADA – Call for Deep Tech

Com o objetivo de agitar o ecossistema e testar o mercado para soluções de deep technology, a Portugal Ventures lança a 2ª chamada com 2 novidades a realçar:

  • as soluções podem ser direcionadas quer para clientes empresariais, quer para consumidores
  • as soluções fintech são agora também elegíveis.

Os projetos elegíveis à 2ª Chamada para a Call for Deep Tech devem também:

  • incluir-se nos seguintes verticais: Digital Identity, Fintech, Security, Software development, Data, Infrastructure e DevOps.
  • apresentar soluções com um MVP (Produto Mínimo Viável), feedback de mercado e primeiros clientes angariados.

  • ser empresas portuguesas constituídas nas fases de startup, early stage e growth.
  • estar localizadas nas regiões do Norte e Centro

 Para Rui Ferreira, Vice-Presidente da Portugal Ventures, “é fundamental mantermos a aposta no empreendedorismo, na procura por soluções inovadoras e disruptivas que tenham uma ambição global, e que contribuam não só para a criação de empregos qualificados, mas também para projetar internacionalmente uma imagem de um Portugal inovador e com capacidade para fazer parte da mudança que o Mundo precisa. O lançamento destas duas Calls tem precisamente como objetivo dar um sinal muito claro ao mercado nesse sentido, de forma a agitar o ecossistema, fornecendo novas oportunidades para escalar os negócios de empreendedores com soluções únicas no mercado que revolucionem o setor do Turismo e das TI’s. Acreditamos que o investimento de capital de risco é essencial para acelerar o potencial competitivo global das equipas e dos projetos, partilhando risco, experiência e toda a nossa rede que amplia a capacidade de desenvolvimento dos negócios.”

Para saber mais, visite www.portugalventures.pt.

Partilhar:

Outros Destaques