Placas de descarga Geberit para a poupança de água

A tecnologia aplicada à casa de banho já permite reduzir para metade o volume de descarga do autoclismo, conseguindo uma poupança de mais de 6.000 litros por ano

27% da água potável que usamos diariamente vai pela sanita abaixo

Um gesto tão quotidiano, habitual e muitas vezes tão inconsciente como puxar o autoclismo implica usar uma média de 33 litros de água potável por dia por lar, o que significa que aproximadamente uma quinta parte do consumo diário vai pela sanita abaixo, segundo dados da Geberit, especialista em tecnologia para a casa de banho.

Num contexto onde devido às alterações climáticas cada vez há menos água per capita, colocar um travão neste «desperdício» de recursos deve ser um objetivo prioritário não só das grandes políticas ambientais, mas também dos lares. Daí que a tecnologia se tenha colocado ao serviço da sustentabilidade para promover uma mudança de paradigma relativamente a uma casa de banho inteligente, que se caracterize pela sua eficiência no consumo.  

Isto explica que se tenham desenvolvido soluções que permitem reduzir para metade o volume de descarga do autoclismo, conseguindo uma poupança de mais de 6.000 litros de água por ano. Esta quantidade (suficiente para encher uma piscina familiar) pode conseguir-se optando por autoclismos de interior que se ativam com placas de descarga de última geração, capazes de baixar para apenas 3 litros a água usada em cada utilização.

Volume duplo de descarga ou descarga interrompível

Neste sentido, as placas de volume duplo de descarga (que permitem adaptar o consumo escolhendo a meia descarga de 3 litros ou a descarga completa de 4,5 litros) permitem poupar, no mínimo, o equivalente a uma garrafa de água de litro e meio em cada utilização, face às soluções tradicionais.

E esta não é a única opção. Também existem modelos de placas com descarga interrompível, de forma que o próprio utilizador decide a quantidade de caudal que quer gastar cada vez que usar a sanita.

Por último, outra das recomendações da Geberit é escolher soluções feitas com materiais que permitam cuidar do ambiente também na hora de limpar. Assim, placas de descarga com revestimento easy-to-clean ou com acabamento mate evitarão as dedadas nas superfícies, evitando a utilização de produtos químicos agressivos para o ambiente.


www.geberit.pt/placas

 

Partilhar:

Outros Destaques