Knauf Insulation juntou-se à campanha #Together4FireSafety

A Knauf Insulation juntou-se à campanha #Together4FireSafety para criar uma estratégia global contra os mais de 5.000 incêndios por dia que ocorreram na Europa em 2018.

Esta iniciativa da Fire Safe Europe foi apresentada dia 20 de Fevereiro, em Bruxelas, pelo deputado eslovaco Vladimír Maňka. O evento contou com a presença de especialistas da área: bombeiros, associações, empresas e candidatos ao Parlamento Europeu. Até a mascote, o smurf bombeiro, esteve presente.

Com a campanha #Together4FireSafety, a Fire Safe Europe quer dar continuidade à atividade desenvolvida pelos antigos deputados do Parlamento Europeu que apoiaram iniciativas como a realização de estudos sobre a toxicidade dos fumos e segurança contra incêndios em fachadas, a criação da plataforma Fire Information Exchange Platform (FIEP), a proposta de recolha de dados sobre incêndios em diferentes países e a incorporação da segurança contra incêndios na Diretiva relativa à eficiência energética em edifícios.

Estima-se que na Europa são hospitalizadas 70.000 pessoas por ano devido a incêndios em edifícios e que mais de 4.300 morrem devido a estes. A Fire Safe Europe é uma associação de 15 empresas e associações que criaram esta iniciativa, entre as quais se destaca a Knauf Insulation como especialista em isolamento e reabilitação.

Amaya Oscar, Gerente de Segurança contra incêndios da Knauf Insulation, esteve presente no lançamento da campanha e explicou que “na Fire Safe Europe trabalhamos para abordar a segurança contra incêndios em edifícios com uma perspetiva ampla. Entendemos que se deve trabalhar desde a planificação, do design dos edifícios e da obra da construção, mas a existência de um marco regulador adequado é fundamental para garantir a segurança contra incêndios nos edifícios do futuro”, e acrescenta “o nosso objetivo é criar consciência social e política sobre a segurança contra incêndios nos edifícios”.

Oscar del Rio, diretor geral da Knauf Insultaion Iberia afirma que “o mau estado do parque habitacional em muitos países da EU e a falta de monitorização em termos de qualidade e segurança, são elementos que agravam o risco, que não é apenas sobre a qualidade de vida, mas que também afeta a saúde dos cidadãos”.

De acordo com dados da Fire Safe Europe, o volume de vítimas por incêndios domésticos e o número de incêndios irá, tendencialmente, aumentar ano após ano. Algumas das práticas em que a associação está a trabalhar são introduzir testes de produtos de construção para toxicidade do fumo, abordar deficiências e pontos fracos dos métodos de teste na regulamentação de produtos de construção e desenvolver uma estratégia de segurança contra incêndios em toda a UE.

Marl Leverton, Diretor de Segurança da Europa Ocidental da Knauf Insulation e Presidente da Fire Safe Europe, destaca que “a proteção e a segurança dos edifícios devem ser uma prioridade do estado, já que passamos 90% do nosso tempo em edifícios, como a nossa casa ou local de trabalho. Atualmente, 90% das vítimas de incêndios são provenientes de edifícios e isto só será resolvido se trabalharmos com uma estrutura global comum que estabeleça objetivos e cujas ações sejam supervisionadas, tanto a nível local como europeu”.

Partilhar:

Outros Destaques