Grupo Vicaima estabelece metas ESG até 2026

Grupo partilha a estratégia, práticas e objetivos no âmbito dos critérios ESG, bem como o seu alinhamento com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Movido pelo mote “Juntos Construímos o Futuro”, o Grupo Vicaima acaba de apresentar a estratégia de sustentabilidade que orientará o desempenho do Grupo até 2026. Com uma atuação transversal e integrada nos critérios ESG, o Grupo reforça a responsabilidade e ambição de reduzir continuamente o impacto da sua atividade, bem como contribuir para uma construção mais sustentável em prol de um planeta melhor.

Com o foco na transparência e no envolvimento de todos os stakeholders nesta importante missão, o Grupo Vicaima partilha a estratégia, práticas implementadas e objetivos no âmbito dos critérios ESG (Ambiente, Social e Governança Corporativa), bem como o seu alinhamento com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que visam o desenvolvimento de negócio sustentável, transparente e socialmente responsável.

Nas palavras de Arlindo da Costa Leite, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Vicaima, “estamos a assumir um compromisso de longo prazo que reflete o nosso desejo de integrar e assegurar o alinhamento da estratégia do Grupo Vicaima com a agenda de desenvolvimento sustentável. Encaramos este momento como um marco importante e transformador do nosso negócio, não visando ser um simples descrever de iniciativas, metas, objetivos ou desejos.”.

A redução de emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE), a adoção dos princípios da Economia Circular, a par da otimização de materiais e recursos, minimizando o desperdício e resíduos, são hoje assumidos pelo Grupo Vicaima como catalisadores chave da inovação, com um modelo de produção assente numa estratégia de criar valor com responsabilidade.

No ano de 2022, o Grupo Vicaima alcançou uma redução de 15% do Índice de emissões tCO₂e /vendas, refletindo uma diminuição absoluta de 578 tco₂e, mesmo tendo sido registado um aumento do volume de produção.

Estes dados resultam da implementação de projetos de eficiência energética e outras iniciativas específicas orientadas à redução das emissões de GEE, como por exemplo o investimento em equipamentos de produção mais eficientes, a produção de energia renovável para autoconsumo ou a aposta na mobilidade elétrica.

Todas estas políticas e ações inserem-se numa perspetiva holística da Organização, baseada, de acordo com o Presidente do Conselho de Administração, numa “estratégia de crescimento assente num caminho de inovação e diferenciação, procurando o equilíbrio entre as dimensões social, ambiental e económica”.

Quatro pilares fundadores de uma estratégia em curso

O Grupo Vicaima identificou quatro pilares fundamentais para a estratégia de integração dos temas ESG no Negócio: Pessoas e Comunidade, Ação Climática, Produtos Sustentáveis e Inovadores e Negócio Responsável. Estas dimensões representam o foco do Grupo e refletem os tópicos materiais relevantes do âmbito ESG que resultam de um processo de auscultação junto de stakeholders internos e definição da Matriz de Materialidade.

Com base em projetos próprios e na associação a entidades parceiras, o Grupo Vicaima tem vindo a reforçar a sua aposta em iniciativas solidárias, ambientais, de segurança, saúde e bem-estar, assim como de valorização do Capital Humano. Neste último âmbito, merece destaque a implementação de um conjunto de projetos que visam a qualificação e diversificação de competências dos colaboradores, bem como as sinergias com o mundo escolar e académico, com vista à promoção e valorização do emprego jovem.

Prioridades que refletem a identidade do Grupo Vicaima, dado que, conforme assinala Arlindo da Costa Leite, “o nosso percurso assenta numa forte integridade empresarial, empreendedorismo, rigor, inovação e compromisso social, traduzindo-se na conjugação entre capital humano e desenvolvimento do negócio”.

A arte de transformar e valorizar a madeira

“O Grupo Vicaima conta com mais de 60 anos de história, ao longo da qual assumimos sempre um forte compromisso com a inovação e desenvolvimento de soluções mais eficientes, tendo em vista a utilização sustentável da madeira, que faz parte da nossa génese”, aponta Arlindo da Costa Leite.

Hoje, o Grupo Vicaima é um dos maiores Grupos económicos privados de Portugal, operando em mais de 36 mercados a nível mundial e com presença direta em Espanha e Reino Unido. Com mais de 800 colaboradores, empenha-se em reforçar transversal e continuadamente a sua aposta nos patamares tecnológico, organizacional, humano e ambiental.

O Relatório de Sustentabilidade 2022 do Grupo Vicaima está disponível para consulta na íntegra em https://www.vicaima.com/pt/sustentabilidade.

Partilhar: