GRANDE CONFERÊNCIA 65 ANOS APCMC – Futuro da distribuição dos materiais de construção em Portugal

Realizou-se no passado dia 22 de novembro, no decorrer da feira Concreta, na Exponor, a GRANDE CONFERÊNCIA 65 ANOS APCMC – Futuro da distribuição dos materiais de construção em Portugal, organizado pela APCMC – Associação dos Materiais  de Construção, com o patrocínio da Secil, Schluter Systems, o apoio de Cegid, Gestluz, Pamésa e a colaboração da Concreta.

Carlos Rosa, Presidente da Direção da APCMC, abriu a sessão, tendo sublinhado na sua intervenção a celebração do 65º aniversário da APCMC e o papel fundamental para o país que é desempenhado pelos comerciantes independentes de materiais de construção, apoiando a economia e as populações em todo o território nacional. Agradeceu a todos os que contribuíram para o caminho percorrido, em especial aos colaboradores da associação pela sua competência e dedicação. Referiu, também, que para além de celebrar o passado, é particularmente importante olhar para o futuro, tema que vai ser abordado nesta Conferência. Deu um particular destaque à recuperação da iniciativa de atribuição das Distinções de Mérito Comercial e Associativo às empresas que perfizeram 25, 50 e 75 anos de atividade,  que decorrerá no final da sessão e à criação do Prémio para a Melhor Exposição de Cerâmica, Banho & Cozinha, que visa  incentivar as empresas associadas a investir nas suas exposições as quais constituem um aspeto distintivo e fundamental na prestação do serviço ao cliente, que hoje será atribuído pela primeira vez. No final agradeceu a todos os comerciantes presentes, aos convidados e, em especial, aos oradores.

Com uma plateia muito preenchida, o Professor Adolfo Gonzalez apresentou o tema “Fidelização: Como Criar Valor ao Cliente”, tema esse que cativou os presentes. [Apresentação]  +  [A Mercearia do João]

Seguiu-se o diretor geral do Grupo Saint-Gobain (Weber Portugal), Eng. José Martos que abordou o tema “Uma experiência internacional nos materiais de construção”, referindo nomeadamente, as grandes tendências internacionais: Produtividade, Sustentabilidade, Digitalização e Conforto & Acessibilidade. [Apresentação]

Após um pequeno intervalo, retomaram-se os trabalhos com um painel de debate composto por representantes de empresas do sector (fabricantes e comerciantes), onde se abordaram as tendências e os desafios que se colocam ao futuro dos materiais de construção em Portugal e as respetivas respostas. O debate foi moderado por Elisabete Soares Saraiva, jornalista e teve como intervenientes: José Martos, Diretor Geral, Grupo Saint-Gobain (Weber) Portugal, Paulo Santos, Diretor Geral, Sanitana; Bruno Borges, Diretor Comercial, Grohe Portugal, Vasco Ferreira, Diretor Comercial, Chagas, Luciano Peixoto, CEO, Casa Peixoto e Johan Stevens, CEO, Sanitop.

De seguida, realizou-se a cerimónia de atribuição  dos prémios para a Melhor Exposição de Cerâmica, Banho e Cozinha 2019 (patrocínio Recer) ao qual concorrerem 6 empresas, que tiveram como vencedores a Macovex e a Matobra, respetivamente, na categoria de Melhor Loja Física e Melhor Loja – Inovação. (ver mais)

Retomando uma iniciativa parada desde 2013, a Associação distinguiu com a atribuição de medalhas e diplomas de Mérito Comercial e Associativo os Associados que perfizeram 25, 50 e 75 anos de atividade. (ver mais)

Fotografias:

 

Adolfo González nasceu em Moçambique há 52 anos. Licenciado em Engenharia Mecânica (UM), frequentou o Programa de Estratégia e Marketing da Ross Business School, da Universidade de Michigan, e o 26º PDE, da AESE.

É Professor da AESE na área de Política Comercial e Marketing desde 2004, na Angola School of Management, desde 2009 e na Management et Dévélopement d´Entreprises Business School em Abidjan (Costa do Marfim, desde 2010. A par da docência, é Diretor do PGL (desde 2011) e co-Diretor do PADIS (desde 2005).

José Martos é desde setembro de 2019 o novo Diretor Geral de Saint-Gobain Weber, Placo e Isover em Portugal. Engenheiro Civil pela Universidade de Granada, MBA Executivo na IE Business School e Master em Mercados Financeiros e Gestão de Ativos no Instituto de Estudios Bursatiles em Madrid.

Grande experiência na área da construção, tendo trabalhado os últimos 15 anos na Ásia. Realizou estudos focados em IoT no MIT Sloan School of Management and Digital Transformation na IMD Business School.