Gerir os riscos profissionais no impacto da COVID-19 com uma ferramenta OiRA específica
© EU-OSHA
2020 foi um ano atípico que abalou o mundo, mas que, ao mesmo tempo, potenciou realizações importantes em matéria de segurança e saúde no trabalho.
Para ajudar a adaptar os procedimentos de avaliação de riscos e assegurar a segurança e saúde dos trabalhadores durante a pandemia e de modo a evitar a proliferação de contágio, transmissão do vírus e da expansão da doença COVID -19 urge abordar este tema junto dos empregadores e dos trabalhadores, neste sentido, foi criada a ferramenta nacional OiRA COVID-19
Estamos a olhar já para 2021 e convidamos a explorar a ferramenta nacional OiRA COVID-19 e ajudar-nos a divulgar o valor acrescido de uma plataforma de avaliação de riscos.
Indicamos ainda a boa notícia de que já temos disponíveis 15 ferramentas adaptadas e criadas para a realidade portuguesa. Estas ferramentas de avaliação de riscos são interativas, gratuitas e podem ser utilizadas on line por todos os profissionais do setor que pretendam avaliar os riscos no seu local de trabalho.
O relatório final da avaliação de riscos, impresso a partir das ferramentas, deverá ser assinado pelo técnico ou técnico superior de segurança do trabalho, ou pelo empregador ou trabalhador designado (no caso do estabelecimento ou conjunto de estabelecimentos distanciados até 50 km do de maior dimensão, que empregue no máximo 9 trabalhadores, cuja atividade não seja de risco elevado e se possuírem formação adequada e permaneçam habitualmente nos estabelecimentos).
As ferramentas de avaliação de riscos disponibilizadas permitem assegurar o cumprimento da lei, não dispensando no entanto, sempre que outros riscos sejam identificados e que não constem nas ferramentas, a sua integração na avaliação de riscos global.
As ferramentas disponibilizadas não têm carácter obrigatório, constituindo apenas um instrumento de avaliação de riscos opcional.
As ferramentas também podem ser acedidas através de aplicação móvel.
Veja aqui mais informações sobre as ferramentas OiRA.
Veja aqui o vídeo explicativo de utilização das ferramentas OiRA