Após o levantamento estatístico da APFAC e em trabalho de sinergia com a APICER, foi possível comparar o mercado português da cerâmica porosa e do cimento cola DND (Desempenho não determinado). Considera-se o consumo em território nacional.
- A cerâmica consumida (22,9 Milhões de m2) equivaleria a um consumo estimado de cimento cola DND de 18.550 toneladas.
- O cimento cola DND consumido assume o valor de 47.800 toneladas.
Os dados revelados revelam uma enorme discrepância. O cimento cola DND deveria ser apenas utilizado em ambiente interior, para colar cerâmica porosa. Os dados indicam que existe uma quantidade muito relevante que será utilizada para efectuar outras colagens, colocando em risco a qualidade do sistema cerâmica-cimento cola e assim sendo prejudicando o mercado, o sector de actividade dos nossos associados, com danos para a credibilidade dos prescritores e por consequência dos fabricantes.
Relembra-se que recentemente foi publicada a tabela de prescrição conjunta APFAC/APICER do sistema “cerâmica e cimento cola”, que enviamos em anexo. Solicita-se a colaboração dos associados para conseguir uma melhoria nesta prática errada que o mercado português resiliente, demora a corrigir.