CTCV em Projeto Europeu LIFE CERSUDS

A 13 e 14 de fevereiro, os representantes da Comissão Europeia responsáveis pela supervisão e acompanhamento do projeto LIFE CERSUDS, financiado pelo programa LIFE da UE, realizaram a segunda reunião de monitorização das atividades do projeto, com vista a avaliar a replicabilidade do demonstrador do projeto CERSUDS em Portugal (Aveiro) e em Itália (Fiorano). Nesta visita, foi ainda incluída a visita ao demonstrador, localizado em Benicàssim (Castellón).

O projeto LIFE CERSUDS visa desenvolver um sistema de drenagem, tendo por base produtos cerâmicos, para utilização em zonas urbanas.

Procura aumentar a capacidade de adaptação e mitigação das cidades às alterações climáticas, promovendo o uso de infraestruturas sustentáveis no planeamento urbano.

Este projeto tem como consórcio o Instituto de Tecnologia Cerâmica (ITC), como coordenador, o Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV), o Centro Cerâmico de Bolonha (CCB), a Universidade Politécnica de Valencia (UPV), o Ayuntamiento de Benicàssim e as empresas CHM e Trencadis. Participa também como potencial demonstrador em Portugal a Câmara Municipal de Aveiro.


 

CENTRO TECNOLÓGICO DA CERÂMICA E DO VIDRO
O projeto LIFE CERSUDS é já uma referência de inovação no campo dos sistemas de drenagem urbanos sustentáveis e tem atualmente 3 prémios/reconhecimentos de entidades como a AEIPRO (Associação Espanhola de Gestão e Engenharia de Projetos de Engenharia Civil), da União Europeia, através do programa InvestEU e da Câmara Municipal de Benicàssim, pela utilização inovadora do produto cerâmico em ambientes urbanos.

No próximo dia 20 de fevereiro, o projeto será apresentado na 25ª Edição da Semana de Engenharia Civil e Ambiente, em Valência, na conferência subordinada ao tema “Inovação na Gestão da Drenagem Urbana:
Eficiência e Sustentabilidade, na adaptação das cidades às alterações climáticas”, organizado pela Universidade Politécnica de Valência, parceira do projeto.

Mais informação

Contacto: Sandra Carvalho
www.ctcv.pt

 

Partilhar:

Outros Destaques