Comércio Digital vence Menção Honrosa nos EEPA’20

O Comércio Digital da ACEPI foi galardoado, esta segunda-feira, em Lisboa, com a Menção Honrosa na categoria de Investimento nas Competências de Empreendedorismo e Gestão nos European Enterprise Promotion Awards 2020.

O prémio foi recebido por Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI, que defendeu a importância de manter viva a dinâmica do comércio tradicional, local e de proximidade: “o Comércio Digital promove a literacia digital e a capacitação de microempresários, empreendedores e comerciantes portugueses para estas questões. A pandemia de COVID-19 veio reforçar ainda mais a necessidade de iniciativas como esta na sociedade civil. Além de contarmos com um webinar gratuito para esse público-alvo todas as semanas, temos também uma Academia Digital onde todos podem apreender conceitos do digital e do online de forma gratuita”, garantiu.

Para o responsável, é imprescindível apoiar os empresários portugueses nesta demanda: “através do website do Comércio Digital é possível, de forma gratuita, consultar e fazer download de guias práticos para negócios na internet, aceder ao Voucher 3em1, que permite ter uma presença digital básica, gratuita durante um ano, e ainda ao Selo Confio, uma iniciativa entre a ACEPI, a DECO e o .PT, que vai assegurar a credibilidade e confiança dos vossos sites, sejam eles institucionais ou lojas online”, afirmou.

O Programa da Associação da Economia Digital foi distinguido pelo Investimento nas Competências Empreendedoras, uma categoria que distingue iniciativas a nível local, regional ou nacional que melhoram o empreendedorismo, a gestão e as competências dos funcionários. Inclui também iniciativas ou projetos que visem melhorar as competências dos trabalhadores em pequenas e médias empresas, como por exemplo promoção de competências específicas, tais como competências técnicas necessárias no setor das artes e ofícios, competências linguísticas, literacia informática, sistemas de mobilidade e orientação profissional para empreendedores, formação em empreendedorismo em escolas e universidades, entre outras.

A competição, coordenada em Portugal pela Agência para a Competitividade e Inovação – IAPMEI, é uma iniciativa da Comissão Europeia alinhada com as prioridades da estratégia Europa 2020 e tem como principal finalidade distinguir iniciativas identificadas como boas práticas de promoção empresarial, em várias áreas, em função da especificidade do seu contributo para o desenvolvimento económico e o emprego das regiões.

O Comércio Digital é um Programa da ACEPI, cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e EU-FEDER, dirigido às micro, pequenas e médias empresas portuguesas, do setor do comércio e dos serviços de proximidade. O objetivo é ajudar a capacitar mais de 50 mil empresas para a digitalização dos seus negócios até 2021.

26.10.2020