APCMC lança projeto NextGeneration MC dando continuidade à estratégia de construir um futuro sustentável nos materiais de construção

O projeto está estruturado em três dimensões complementares, prevendo um conjunto alargado de atividades a desenvolver em 24 meses. O objetivo é impulsionar a reestruturação e digitalização dos negócios dos comerciantes de materiais de construção.

A APCMC – Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção, está a promover o projeto NextGeneration MC – Construir um Futuro Sustentável nos Materiais de Construção,  que se destina a alavancar a capacidade de resposta coletiva do comércio de materiais de construção junto dos mercados, de forma a ajudar as empresas a encontrar respostas empresariais adequadas ao contexto atual de rápida evolução na fileira rumo à construção sustentável e serem mais produtivas e competitivas à escala global.

Assim, com o objetivo de impulsionar a reestruturação e digitalização dos negócios dos comerciantes de materiais de construção, serão concebidas um conjunto de orientações estratégicas para a “Fileira Materiais de Construção: beyond 2030”, no âmbito do projeto COMPETE2030-FEDER, designado por “NextGeneration MC”, através de um conjunto alargado de atividades destinadas a desenvolver uma visão prospetiva coletiva e linhas de ação que permitam reduzir os níveis de incerteza e conquistar ganhos através dos drivers de competitividade atuais, com grande foco nos temas da Sustentabilidade e Economia Circular e da Nova Logística.

O projeto está estruturado em três dimensões complementares, prevendo um conjunto alargado de atividades a desenvolver em 24 meses, que incluem a realização de seis workshops de capacitação (a realizar no Norte e Centro do país), quatro webinares temáticos e quatro lives interativas e um seminário final. Inclui, ainda, várias campanhas de marketing digital, emailings para distribuição conteúdos produzidos e divulgações de microvídeos.

As iniciativas incluem a apresentação de um Plano Estratégico “Fileira Materiais de Construção: beyond 2030”, a realização de uma jornada para a sustentabilidade dos materiais de construção e de um estudo de caraterização das operações logísticas e da gestão da cadeia de abastecimento do setor. Ou seja, a elaboração de um manual de boas práticas na gestão da cadeia de abastecimento e logística.

 

O papel da APCMC

A APCMC detém uma vasta experiência em projetos desta natureza e com resultados comprovados, alcançados por uma equipa técnica experiente, com métodos de trabalho estabilizados e processos já sistematizados, que facilitarão a boa execução, gestão, acompanhamento e supervisão do projeto.

José de Matos, secretário-geral da APCMC refere: “A jornada rumo à transição sustentável e circular tornou-se imperativa. Implica a adoção de práticas diferenciadoras de gestão, de eficiência energética e circularidade capazes de responder às exigências dos clientes, mas também a assunção de compromissos ambientais e sociais, e de reporte perante os stakeholders e a sociedade que ultrapassam os tradicionais padrões meramente financeiros habituais”.

Acrescenta: “O setor tem um peso determinante na fileira da construção e a sua qualificação dará contributos essenciais para tornar a construção sustentável uma realidade”.

Os comerciantes de materiais de construção são assim um elo fundamental entre a fabricação e a construção e sentem que estas mudanças estão a influenciar as suas dinâmicas. Mas que também são oportunidades de crescimento a nível global e de ganhos de relevância na cadeia de valor, desde que melhorem os seus perfis de especialização e reorientem os seus modelos de negócio e de gestão para tal.

Com a designação de NextGeneration MC: Construir um Futuro Sustentável nos Materiais de Construção, o projeto é financiado pelo COMPETE2030 -FEDER, através do programa | PITD – Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Qualificação, tendo um custo total elegível de 291.029,81 € e um incentivo de 247.375,34 €.

O projeto foi iniciado em 10/03/2025 e termina a 09/03/2027.

 

Mais informação sobre o projeto “Next Generation MC”

Partilhar:

Outros Destaques