A Geberit com o Dia Mundial da Sanita

Consciencializada com a causa, a Geberit leva água potável e casas de banho de qualidade às escolas do Camboja

Mais de metade da população mundial vive sem saneamento gerido de forma segura

57% da população mundial, cerca de 4200 milhões de pessoas, carecem de um saneamento gerido de forma segura, segundo dados das Nações Unidas recolhidos pela Geberit, especialista em louças sanitárias e tecnologia para a casa de banho, por motivo do Dia Mundial da Sanita (World Toilet Day), celebrado esta terça-feira, 19 de novembro.

Além disso, 673 milhões de pessoas não têm sanita e outros 3000 milhões nem sequer podem aceder a instalações para lavar as mãos, pelo que uma grande parte da população não tem coberta uma necessidade básica como a higiene pessoal, segundo estes dados.

Para delimitar esta situação e demonstrar que uma sanita não é apenas uma sanita mas um salva-vidas, um protetor da dignidade e um criador de oportunidades, a Geberit embarcou numa colaboração com a Geberit Sudeste Asiático, num novo projeto social para levar água potável e casas de banho de qualidade às escolas do Camboja, um país em que a terça parte dos seus habitantes vive abaixo do limiar da pobreza, segundo dados da Mãos Unidas.

10 jovens voluntários da Geberit, juntamente com dois especialistas em formação e instalações da Geberit Suíça e da Geberit Singapura, irão viajar até ao Camboja durante o mês de novembro para pôr em marcha este trabalho humanitário, tendo em conta que muitas das infraestruturas do país, especialmente as escolas, estão em muito más condições. 85% da população do Camboja está estabelecida no meio rural, onde dependem enormemente da agricultura de pequena escala, da pesca e dos ativos florestais para viver e onde a pobreza continua a ser um problema fundamental, dado que a maioria dos seus habitantes vivem com menos de dois dólares por dia, segundo dados da Intermon Oxfam.

A iniciativa dá continuidade ao compromisso da marca suíça de garantir a higiene em condições de salubridade a toda a população, como já fez no Nepal em 2017 e em Marrocos em 2018. Além disso, estes projetos estão alinhados com o lema do World Toilet Day de «não deixar ninguém para trás» e reforçam o seu objetivo de assegurar o abastecimento de água e saneamento a toda a população mundial até 2030.

«Na Geberit estamos comprometidos com as pessoas e por isso juntamo-nos a este projeto com o objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU que tem como missão assegurar o acesso à água e ao saneamento de toda a população», comenta o diretor-geral da Geberit Iberia, David Mayolas.

Partilhar:

Outros Destaques