7ª Conferência Passivhaus Portugal

O Centro de Congressos de Aveiro recebeu a 7ª Conferência Passivhaus Portugal e o grupo Knauf marcou presença com um espaço e um worskhop dedicado à fachada leve Knauf, uma solução completa e a primeira certificada Passivhaus.

“Não conhecia o sistema. Sendo um sistema completo, do mesmo grupo, essa é uma grande mais valia. No futuro, poder reaproveitar os materiais e ter um sistema que garante cumprir as exigências é também muito positivo”, indicou Teotónio Caires, arquiteto e um dos presentes durante o workshop. Muito participado, este workshop prático visou a apresentação do sistema e dos seus componentes, com detalhes técnicos sobre a sua aplicação, montagem e garantia. “O facto de evitar completamente as pontes térmicas e permitir uma construção mais rápida e seca foram os aspetos que me chamaram muita a atenção”, evidenciou Marcarena Goio, arquiteta e também uma das participantes do workshop.

As componentes acústica e térmica do sistema foram das mais apreciadas pelos participantes, com várias questões sobre a aplicação. “A solução tem qualidade e eficiência. É depois essencial ser bem aplicada, reforçou Júlio Guerra, participante do workshop e engenheiro civil. Com uma grande liberdade para os projetistas desenharem, permitindo um acabamento com praticamente todo o tipo de materiais, o novo sistema de fachada leve é sustentável, eficiente e rápido de instalar, reduzindo o consumo energético do edifício. O workshop prático de uma hora e meia deu ênfase a vários pormenores técnicos e teve como oradores representantes de todas as marcas envolvidas na solução: Irma Assunção, da Knauf Insulation, Paulo Moreira e António Mescua Roa, da Knauf, e Gonçalo Bento da SIGA.

Para além do workshop, o grupo Knauf esteve também com um stand durante os dois dias do evento, onde para além da fachada ventilada apresentou várias das suas soluções, com particular foco no UrbanScape, a solução chave-na-mão para coberturas verdes.

Com mais de 300 participantes, a conferência debateu o crescente papel da Passivhaus e a forma como é importante saber identificar uma verdadeira Pasivhaus, defender e comunicar o conceito corretamente e, por fim, identificar muitos dos bons exemplos de casas passivas já construídas.