A fabricante aveirense de perfis de alumínio, Extrusal, apresentou-se à insolvência em 7 de março, com uma dívida de 44 milhões de euros a 501 credores. Agora, a empresa foi adquirida por 17,5 milhões de euros por um grupo empresarial que emprega mais de 500 pessoas e fatura 80 milhões de euros.
A empresa enfrentou dificuldades financeiras significativas devido ao aumento dos preços das matérias-primas e à queda das vendas, que passaram de 66,8 milhões de euros em 2022 para 52 milhões em 2023. As margens operacionais também caíram drasticamente, de 7,2% em 2021 para apenas 0,6% em 2023. A situação culminou num prejuízo de três milhões de euros no último exercício, levando a empresa a ver na insolvência a solução, conta o ‘Negócios’.
A única oferta recebida, de 17,5 milhões de euros, foi aprovada quase unanimemente pelos credores. A Sosoares, empresa compradora, é conhecida pelo seu sucesso na recuperação de empresas em dificuldades.
A formalização da transação deve ocorrer ainda este mês, com os 17,5 milhões de euros a cobrirem quase metade da dívida líquida da Extrusal, beneficiando tanto os credores garantidos quanto os comuns.
Notícia extraída de Executive Digest (link)
Fotografia: facebook Extrusal