Qual o isolamento a escolher para o seu projeto

Quando começa a projetar um edifício não pensa logo no isolamento térmico. Provavelmente pensa na funcionalidade, na distribuição do espaço, na arquitetura, na estética… muito depois depara-se com a seleção de alguns materiais que à primeira vista não são tão relevantes.

Esta preocupação numa fase mais avançada do projeto é normal, mas se pensar que desde muito cedo é necessário definir espessuras de isolamento térmico e cotas, é preciso desde logo tomar algumas decisões. Aqui começam as perguntas? Qual o isolamento que devemos usar? Quais as exigências deste elemento construtivo em particular? A localização da obra influencia a escolha do isolamento a selecionar? Trata-se de um projeto de obra nova ou reabilitação? O tipo de construção e funcionalidade do edifício influenciam a escolha do isolamento térmico?

Para poder ser feita uma seleção rigorosa do isolamento é fundamental, antes de mais, conhecer as características mais relevantes de cada um deles. Devemos sempre avaliar os materiais de acordo com o elemento construtivos que estamos a projetar, ou seja as exigências técnicas de um isolamento térmico numa cobertura plana invertida são diferentes de numa parede isolada com sistema ETICS.

Por outro lado, há locais e elementos construtivos onde é fundamental que o isolamento térmico seja também acústico. Por exemplo em tetos falsos (abaixo da cobertura) de zonas de lazer.

Artigo completo