Geberit por motivo do Dia Mundial da Sanita (World Toilet Day)

Desde 2008 que todos os anos a Geberit equipa zonas necessitadas de todo o mundo com água potável e casas de banho de qualidade com os seus projetos sociais

As alterações climáticas representam uma ameaça para as casas de banho do mundo e para os sistemas de saneamento a que estão ligadas

57% da população mundial, 4.200 milhões de pessoas, carecem de um saneamento gerido de forma segura, segundo dados das Nações Unidas recolhidos pela Geberit, especialista em louças sanitárias e tecnologia para a casa de banho, por motivo do Dia Mundial da Sanita (World Toilet Day), que se celebra esta quinta-feira, 19 de novembro.

Além disso, 673 milhões de pessoas não têm sanita e outros 3.000 milhões nem sequer podem ter acesso a instalações sanitárias para lavar as mãos, pelo que uma grande parte da população não tem coberta esta necessidade básica da higiene pessoal que ajuda a prevenir doenças infeciosas como a COVID-19, a cólera e a febre tifoide.

O lema do World Toilet Day deste ano, «Saneamento sustentável e alterações climáticas», destaca que as inundações, as secas e o aumento do nível do mar podem danificar qualquer parte de um sistema de saneamento (as sanitas, as tubagens, as estações de tratamento), espalhando as águas residuais e criando uma emergência de saúde pública.

Consciente desta problemática e da urgência em resolver esta grave realidade mundial, a Geberit organiza diversos projetos sociais que têm como objetivo levar água potável e casas de banho com instalações de qualidade a várias partes do mundo.

Todos os anos desde 2008, um grupo de jovens voluntários da Geberit, juntamente com especialistas em formação e instalações da Geberit Suíça, em coordenação com a delegação da marca no país acordado, deslocam-se à zona correspondente para pôr a funcionar o seu trabalho humanitário e melhorar assim as infraestruturas do lugar, habitualmente em muito más condições.

A marca suíça tem o firme o compromisso de garantir uma higiene em condições de salubridade a toda a população e para isso levou a cabo projetos sociais em países como o Camboja em 2019, Marrocos e, 2018 e Nepal em 2017, para referir apenas três das últimas ações realizadas. Além disso, estes projetos estão alinhados com o lema do World Toilet Day de «não deixar ninguém para trás» e reforçam o seu objetivo de desenvolvimento sustentável que consiste em assegurar o abastecimento de água e saneamento a toda a população mundial daqui até 2030.

«Na Geberit estamos comprometidos com as pessoas e por isso juntamo-nos há mais de uma década ao objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU que tem como missão assegurar o acesso à água e ao saneamento de toda a população», explica o diretor-geral da Geberit Iberia, David Mayolas.