SENCON


Detalhes do evento


Entre os próximos dias 18 e 21 de fevereiro realizar-se-á em Dakar a 5ª edição da SENCON, salão internacional de construção, acabamentos e de infraestruturas, ano em que será complementado por um importante Fórum dedicado às Energias Renováveis.

Trata-se do certame mais importante do setor em toda Costa Ocidental Africana, edição em que se pretende ter a maior presença portuguesa de sempre.

A Costa Ocidental Africana tem sido caraterizada por um crescimento extraordinário, claramente acima da tendência mundial, Entre 2014 e 2018, a economia senegalesa foi a que mais cresceu nesta geografia, em média 6,5%, prevendo os analistas que com o início da exploração do petróleo e do gás natural essa média se possa situar nos 8,5%, entre 2020 e 2024, ou seja, nenhuma economia crescerá tanto em todo o continente africano!

Existe um Déficit habitacional: 150.000 em Dakar e 350.000 em todo o país.

O Estado do Senegal, através do programa operacional “Plan Sénégal Emergent”, pretende erradicar os bairros de lata até 2035 e acelerar o fornecimento de moradias decentes e acessíveis por meio da construção de 100.000 moradias sociais em 5 anos.

A construção maciça de moradias é uma oportunidade para as empresas instaladas na sub-região estabelecerem um ecossistema de construção para aproveitar todos os efeitos induzidos:

Somente no Senegal, 100.000 casas são 7 milhões de m2 de ladrilhos a serem fabricados;

São 600 mil portas e 400 mil janelas para fazer;

São também 200.000 kits sanitários para fabricar.

Paralelamente existe um mercado de grande especulação imobiliária,  com construções de grande porte, a desenvolver-se um pouco por todo o país, sobretudo na região de Dakar, onde se podem observar acabamentos de luxo.

A representação portuguesa é organizada pela Câmara de Comércio e Indústria Portugal – Senegal & Africa Ocidental, em parceria com a AEP – Associação Empresarial de Portugal.  

Qualquer informação adicional ou inscrição poderá ser realizada através do seguinte contato: senegal@ccips.pt