Projeto CircularBuild


Detalhes do evento

  • Date:
  • Categorias:

Participe no Evento Demonstrador do Projeto CircularBuild

No próximo dia 22 de junho, pelas 14h30, será realizado o Evento Demonstrador do Projeto CircularBuild, a decorrer nas instalações da CONCEXEC / UNUSHOUSE em Oliveira de Azeméis.

Neste dia terá a possibilidade de conhecer melhor o projeto CircularBuild, visitar o seu demonstrador, identificar os seus progressos e ouvir as intervenções do consórcio, na pessoa do Arq.º Jaime Silva (CONCEXEC), Eng.º Armando Pinto (LNEC), Eng.º Erik Jacobsen (RISE), Prof.º Víctor Ferreira (CLUSTER HABITAT SUSTENTAVÉL), como também dos EEA Grants e Secretaria Geral do Ambiente na pessoa da Dr.ª Susana Escária e a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis na pessoa do Sr.º Presidente Joaquim Jorge.

Pode consultar o programa AQUI

Não perca esta oportunidade e inscreva-se já em: https://forms.gle/TnUV9nEZm27LK8Q16

O projeto CircularBuild

O projeto CircularBuild – Desenvolvimento e Validação do Conceito de Circularidade Aplicada à Construção Pré-fabricada Modular, com início em outubro de 2020 e uma duração de 24 meses, surgiu do compromisso da CONCEXEC – Arquitetura, Lda., na minimização do impacto ambiental da construção, através da sua tecnologia construtiva, patenteada.

Enquadrado no Programa Ambiente, e financiado pelos EEA Grants, este projeto visa a investigação de materiais alternativos, a integrar no sistema construtivo modular pré-fabricado da CONCEXEC, numa perspetiva de circularidade, permitindo o reaproveitamento de matérias-primas secundárias e o uso criterioso de recursos, sem comprometer o seu desempenho energético e contribuindo para os novos paradigmas de “Edifícios Carbono Zero” e nZEB – near Zero-Energy Building.

O projeto CircularBuild, apresenta um consórcio multidisciplinar e complementar nas suas competências, meios e recursos, composto pelos beneficiários: CONCEXEC – Arquitetura, Lda. – Promotor do projeto; LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Lisboa e o Cluster Habitat Sustentável – Copromotores do projeto em Portugal; e o Laboratório RISE – Fire Research AS – Copromotor na Noruega.

Conheça mais sobre o Projeto CircularBuild, visitando-nos em https://www.circularbuild.com.pt/

Os EEA Grants

O desenvolvimento do Projeto CircularBuild encontra-se ao abrigo do Programa Ambiente do Mecanismo Financeiro EEA Grants, suportado pelos países doadores: Islândia, Liechtenstein e Noruega.

Através do Acordo do Espaço Económico Europeu (EEE), celebrado em 1992, na cidade do Porto, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.

Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.

Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.

Para o período de 2014 – 2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros, distribuída por 15 países beneficiários, dos quais Portugal beneficiará de uma verba total de 102,7 milhões de euros

Conheça mais em https://www.eeagrants.gov.pt/pt/