Comunidades Locais de Energia e Resiliência Energética: como a microrrede renovável do LNEG respondeu ao “Apagão”


Detalhes do evento

  • Date:
  • Categorias:

No próximo dia 29 de maio assinala-se o Dia Mundial da Energia. O LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P. associa-se a esta data com a realização da Palestra Comunidades Locais de Energia e Resiliência Energética: como a microrrede renovável do LNEG respondeu ao “Apagão”, por Ana Estanqueiro, João Correia e David Loureiro.

A palestra realiza-se em formato híbrido, presencialmente e online, e terá lugar no Auditório do Edifício Solar XXI, no Campus do Lumiar, pelas 15:00h.

As inscrições são gratuitas, mediante registo prévio.

O convite para participar na sessão online será enviado por e-mail até 24 horas antes da realização da Palestra.

 

Mais informações e inscrições em

Palestra Comunidades Locais de Energia e Resiliência Energética: como a microrrede renovável do LNEG respondeu ao “Apagão”

 

Ciclo de Palestras 2025

Comunidades Locais de Energia e Resiliência Energética: como a microrrede renovável do LNEG respondeu ao “Apagão”

29 de maio de 2025 às 15:00h

Local: Auditório do Edifício Solar XXI, Campus do Lumiar | Online

Oradores: Ana Estanqueiro, João Correia e David Loureiro

Resumo

O projecto IMProvement financiado pelo programa Interreg Sudoe (SOE3/P3/E0901) com um orçamento de 2,5 milhões de euros, decorreu de 2020 a 2023 com a coordenação do CNH2 de Espanha e a participação do LNEG num consórcio que reuniu especialistas de Espanha, França e Portugal. O objectivo do projecto IMProvement consistiu na conversão de edifícios públicos em edifícios “tipo nZEB”, servidos por microrredes autónomas de base renovável, para alimentação de cargas não interruptíveis, e.g. hospitais, laboratórios de investigação e outros similares.

O LNEG coordenou a actividade de concepção e implementação de uma Unidade Piloto experimental num edifício público do LNEG no Campus do Lumiar (Lisboa). O fornecimento eletrico é assegurado por um microrrede de base renovável com armazenamento em baterias que inclui um sistema em tempo real para gestão de cargas e monitorização energética de diferentes variáveis, capaz de funcionar em modo híbrido, i.e. interligado e isolado da rede eléctrica exterior. A componente solar térmica conta com uma microrede combinada para aquecimento e arrefecimento vinculadas com os parâmetros de conforto e qualidade do ar com o padrão nZEB.

O LNEG manteve a Unidade Piloto Improvement, no Campus do Lumiar, em funcionamento pleno , durante o “apagão” da passado dia 28 de abril 2025. Tal deveu-se à operação adequada da microrrede de base renovável instalada no edifício, que entrou em funcionamento isolado imediatamente após a falha da rede pública. Demonstrou-se, pois, a possibilidade de edifícios com funções “críticas” poderem responder de forma autónoma e imunes a estes acontecimentos excecionais, com geração 100% renovável.

 

Notas biográficas

Ana Estanqueiro licenciou-se em Engenharia Electrotécnica no IST/TUL em 1986 e concluiu o Mestrado e Doutoramento em Engenharia Mecânica, respectivamente em 1991 e 1997. Desde 2023 é Agregada em Sistemas Energéticos Sustentáveis pela Universidade de Lisboa. É investigadora no Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) desde 1987, actualmente como investigadora coordenadora, sendo cientificamente responsável pela área de Integração das Energias Renováveis em Sistemas Energéticos. É também Professora Catedrática Convidada da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde lecciona os temas Redes de Energia e Energia Eólica. Os seus actuais interesses de investigação incluem o planeamento de Sistemas de Energia Eléctrica quase 100% Renováveis, a participação de geração renovável variável no tempo em mercados de electricidade, bem como o projecto optimizado de centrais eléctricas virtuais e híbridas com vista ao apoio à operação do sistema eléctrica e à participação em mercados de electricidade. Foi Chair do Acordo de Implementação em “Wind Turbine Systems” da Agência Internacional de Energia – IEA Wind TCP (2004-2008) e Presidente da IEC CTE88 – Wind Turbines (1997-2024). É o membro da Comissão Executiva do IEA-Wind TCP, e representante portuguesa na EERA-ESI e EERA – Wind. É autora de mais de 180 artigos em revistas científicas e livros de actas de conferências internacionais.

João Correia é Técnico Superior do LNEG, na Unidade de Energias Renováveis e Eficiência Energética (UEREE). Bacharel em Eletrónica e Telecomunicações no ISEL, Licenciado em informática e Mestre em Engenharia Eletrotécnica e Computadores pelo IST-Lisboa. Tem participado em vários projetos nacionais e europeus bem como em várias publicações científicas. As suas atividades têm-se sido no desenvolvimento de sistemas de medida integrados com tecnologias IoT + Cloud, e de soluções para gestão e produção de energia em edifícios.

David Loureiro possui o Diplôme d’Etudes Approfondies (DEA) opção “Energétique” (1987) da Universidade de Nice (França). Desde 2013 é investigador auxiliar do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) na Unidade de Energias Renováveis e Eficiência Energética (UEREE). Participa em projetos nacionais e europeus em áreas chave da Energia Solar Térmica e da Integração de Renováveis em processos industriais e edifícios e na implementação da formação de competências em eficiência energética em edifícios nZEB.

____________________

LNEG – Campus do Lumiar

Estrada do Paço do Lumiar, Nº 22 – 1649-038 Lisboa
Lat.: 38.772306; Long.: -9.177896

Outros Destaques