EELCF – Consultation on the Sustainable products initiative

Prevê-se que nos próximos meses seja discutido no Fórum Consultivo de Ecodesign e Etiquetagem Energética a iniciativa em referência, i.e., a iniciativa da Comissão sobre produtos sustentáveis.

Esta iniciativa da Comissão é da responsabilidades da DG ENER, DG GROW e DG ENV, tendo como enquadramento inspirador o Green Deal e o Plano de Ação relativo à Economia Circular.

Resumidamente, a iniciativa tem como objetivo aumentar a sustentabilidade dos produtos colocados no mercado da UE e prevê-se que promova a revisão da Diretiva Ecodesign, alterando o seu âmbito, de produtos estritamente relacionados com a energia para um leque mais alargado, abrangendo os seguintes produtos:

     – Produtos eletrónicos e equipamentos ICT;
– Têxteis;
– Mobílias;
– Aço;
– Cimento;
– Químicos.

Esta iniciativa está em consulta através da plataforma “Have your say”, que poderá ser acedida aqui, pelo pedimos a vossa atenção e participação na consulta em apreço.

Por outro lado e uma vez que este assunto irá ser discutido no Fórum Consultivo de Ecodesign e Etiquetagem Energética brevemente, sendo a APCMC membro da rede nacional de Stakeholders e Instituições, seria de todo o interesse ter o vosso input sobre este assunto.