Boletim “Vencer a Crise” – número 13

A CCP e o Fórum dos Serviços iniciaram em Maio de 2020 a elaboração do Boletim Vencer a crise para ganhar a década. Com esta publicação, pretende-se analisar a crise económica provocada pela pandemia, analisando os últimos dados económicos e evidenciando áreas e sectores cujo investimento irá ser vital para o nosso país relançar a actividade económica e criar emprego.

O décimo terceiro número do Boletim incide na necessidade da adopção de uma política orçamental e monetária que não nos conduza a uma nova estagnação económica.

No capítulo sobre os números dos indicadores estatísticos nacionais, analisam-se os impactos da inflação e da Guerra na Ucrânia, dando-se destaque à dinâmica do consumo e do turismo. São também analisados os défices da Balança Comercial nacional e os efeitos do conflito entre a Rússia e a Ucrânia nos preços dos produtos energéticos.

No capítulo sobre as políticas, é dado um enfoque às novas medidas de combate à corrupção e o esforço administrativo e burocrático das empresas para a aplicação das medidas. É também analisado o Estudo Retalho – o motor dos centros urbanos” sobre as mudanças por que o sector retalhista tem passado ao nível do crescimento do comércio eletrónico e das alterações nos padrões de consumo.

No capítulo sobre os desafios, são analisadas as oportunidades para o desenvolvimento de novos serviços nas cidades devido aos desafios com que estas se defrontam no contexto da mudança tecnológica em curso.

 

Ler Boletim nº 13 – Vencer a Crise