Boletim Número 15 “Vencer a Crise”

“UM NOVO ANO E DE NOVO COM A CRISE COMO CENÁRIO DE FUNDO”
A necessidade de políticas públicas nacionais que contrariem a tendência recessiva e invertam o surto inflacionista.

__________________________________

# OS NÚMEROS:
“INDICADORES ESTATÍSTICOS NACIONAIS”
O ano de 2022 terminou com a inflação em alta, com uma subida das taxas de juro e com um novo ciclo de desace-leração do crescimento económico e de abrandamento no emprego.

“PIB PER CAPITA DE PORTUGAL E DO CONJUNTO DA UNIÃO EUROPEIA”
Entre 2019 e 2021 um retrocesso face à média comunitária e uma dinâmica evolutiva abaixo da grande maioria das economias com níveis próximos dos de Portugal.

__________________________________
# AS POLÍTICAS:
“PROGRAMAS COMUNITÁRIOS: A NECESSIDADE DE OS REAJUSTAR À ACTUAL CRISE E A UM NOVO MODELO ECONÓMICO PARA O PAÍS”
Ajustar o PT2030 à crise actual que a Europa atravessa e estruturar o Programa de acordo com os desafios de mudança que o país enfrenta.“

“PROGRAMA DE TRABALHO DA COMISSÃO EUROPEIA PARA 2023”
A Comissão Europeia adotou o seu Programa de trabalho para 2023, com propostas concretas para a realização de seis objetivos que considerou prioritários e que estão alinhados com os propósitos da transição ecológica e digital, com o reforço do modo de vida europeu e da sua democracia e com o objectivo de fortalecer o papel da Europa no Mundo.

__________________________________
# OS DESAFIOS:
AS “CIDADES ESPONJA”
As alterações climáticas colocam às cidades – e em particular às cidades estuarinas – um conjunto de desafios no que respeita ao modo como podem adaptar-se tornando-se mais resilientes aos impactos dessas alterações.

“A SEGURANÇA ENERGÉTICA DA U.E. – UMA ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DOS PREÇOS DO PETRÓLEO E GNL EM 2022 Findo o ano de 2022, importa fazer um balanço das razões para a evolução dos preços do petróleo e do gás natural liquefeito (GNL), e procurar, na medida do possível, determinar a sua evolução para o próximo ano.

 

Ler Boletim nº 15 – Vencer a Crise