Roca One Day Design Challenge – Portugal

De entre mais de 300 participantes, o projeto Mood mat, de Sérgio Ereira Marques Junior, conseguiu o primeiro prémio na 2º edição do Roca One Day Design Challenge celebrado este sábado, 5 de maio, no LXFactory em Lisboa, um complexo industrial singular que alberga uma grande variedade de espaços artísticos. O concurso, que nesta segunda edição em Portugal duplicou o número de participantes relativamente ao ano anterior, propõe aos jovens designers e arquitetos o desafio de desenhar, em contrarrelógio, uma proposta inovadora para o espaço de banho que cumpra com a descrição do briefing que se dá a conhecer na primeira parte do concurso.

O conceito no qual os participantes de Lisboa tiveram de trabalhar foi desenhar um produto original e divertido que consciencializasse as crianças para a importância da poupança e consumo de água durante a higiene. O produto devia ser adequado a utilizadores de todas as idades, ser prático e de fácil utilização. Tanto a tecnologia como os materiais de fabrico deviam ser atuais e preferencialmente sustentáveis.

Entre todos os projetos entregues, Sérgio Ereira Marques Junior, foi agraciado com a vitória, recebendo o prémio no valor de 2000 euros. O projeto, intitulado Mood mat, consiste numa carpete digital submersível que expressa uma imagem em função da conduta do utilizador em relação ao desperdício de água. Trata-se de uma cara com três tipos de humor: contente se é inferior a três minutos, séria se é de cinco minutos e triste se é superior a sete minutos.

O segundo prémio, no valor de 1500 euros, foi para o projeto intitulado Meta da autoria de Gonçalo Marques, João Santos e Tomás Fernandes da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Os terceiros premiados foram Gabriel Pessoa, Joana Fatela e Mariana Andrade com o projeto Indicator, no valor de 1000 euros. A We Are Water Foundation, cujo objetivo é consciencializar o público e as instituições para a necessidade de criar uma cultura da água que permita uma gestão sustentável dos recursos hídricos em todo o mundo, levando a cabo todo o tipo de ações para aliviar os efeitos negativos da falta de recursos hídricos adequados, também atribuiu um quarto prémio no valor de 500 euros ao projeto Grab the water de José Augusto e Maria João Freire que se destacaram pelo seu compromisso para com a sustentabilidade.

O júri foi constituído por conceituados profissionais da área como Sérgio Guerra, arquiteto; Júlio Quaresma, designer, crítico de arte e arquiteto; Nuno Gama, designer de moda, Xavier Torras, brand communications director da Roca e diretor da We Are Water Foundation e Jorge Vieira, Managing Director da Roca em Portugal e representante da We Are Water Foundation em Portugal. Em linhas gerais, os membros do júri destacaram os projetos vencedores por serem práticos na sua utilização, originais e, sobretudo, por respeitarem os requisitos do briefing. Todos os projetos implicavam a fácil interpretação por parte das crianças e revelavam bem a importância da água no espaço do banho e a questão da sustentabilidade.

Fiel ao seu compromisso com a inovação e o design, a Roca organiza este concurso com a finalidade de apoiar os jovens talentos no seu início de carreira profissional. Por isso, desde 2015, a Roca iniciou a internacionalização do Roca One Day Design Challenge, com o objetivo de lhes proporcionar uma plataforma na qual possam desenvolver a sua criatividade e, ainda, proporcionar-lhes uma experiência relacionada com o mundo profissional.

Este ano, o concurso expandiu-se internacionalmente a mais seis países: Bulgária, Croácia, Brasil, Argentina, Singapura e Polónia. Portugal, Rússia, Omã, Reino Unido e China celebram a segunda edição depois do êxito da primeira. Os Emiratos Árabes Unidos e Hong Kong, no qual o concurso foi realizado, celebram a terceira e quarta edição, respetivamente. A Espanha, impulsionadora do Roca One Day Design Challenge celebrará a sua sétima edição. O concurso será divulgado num total de 14 países em 2018.

Pode encontrar mais informações sobre o concurso e os vencedores de Portugal no site.

Partilhar:

Outros Destaques