Projeto Aqua eXperience

A ADENE e a EPAL, com o apoio do Fundo Ambiental, convidam-no a conhecer e a participar ativamente no Aqua eXperience, um portal para a eficiência hídrica, a fonte de água do futuro.

Junte-se à Aqua Community | Comunidade da Água, a sua nova comunidade de eficiência

Uma comunidade de mobilização e partilha, que junta pessoas, empresas, organizações e instituições.

Uma montra de soluções, tecnologias, materiais e inovações hoje disponíveis, capazes de mudar a forma como usamos e aproveitamos a água.

Existe um novo futuro para a água. Mais inteligente, mais económico, mais sustentável.

eXperimente

O Projeto Aqua eXperience
Aqui está a nascer a fonte de água do futuro.

O Aqua eXperience, desenvolvido pela ADENE e EPAL com o apoio do Fundo Ambiental, pretende sensibilizar e capacitar o país para a adoção sistemática de boas práticas de valorização e utilização eficiente da água, dando prossecução à Estratégia Nacional de Educação 2020.

A eficiência hídrica é e será, cada vez mais, um fator fundamental para a competitividade e qualidade de vida do país, que enfrenta este ano uma situação de seca severa e extrema.

Quando a chuva começar a fazer diminuir os efeitos da seca, o Aqua eXperience pretende recordar que a seca e a escassez de água, tal como outros fenómenos extremos associados à água (ex. cheias), terão tendência para aumentar, em regularidade e intensidade, em Portugal e na Europa, devido aos efeitos das alterações climáticas.

As várias medidas atualmente em curso no país têm sido fundamentais para assegurar que a água não falte nas torneiras.

O Aqua eXperience quer agora sensibilizar, educar e dotar os Portugueses de informação e ferramentas para que, a par dessas medidas, e utilizando a inovação e soluções hoje já disponíveis, todos possamos contribuir para a poupança e utilização mais cuidada da nossa água.

Apesar da importância da água, há ainda desperdícios na sua utilização, incluindo no nosso dia-a-dia, onde só nos edifícios é estimado um potencial de poupança da água de, pelo menos, 30% 1.
1 Comissão Europeia (CE), 2016 e Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais (ANQIP), 2016

Com a Aqua Community | Comunidade da Água, pretende-se criar um canal de comunicação entre todos os utilizadores e as entidades, com e sem fins lucrativos, detentoras de projetos, soluções, serviços e produtos que contribuem para a eficiência hídrica nos edifícios. Tendo como prioridade, para já, identificar e partilhar soluções para os edifícios residenciais, esta iniciativa permite também o registo de soluções e projetos dirigidos a outras aplicações e setores.

Esta é a primeira ação do projeto Aqua eXperience, que continuará a crescer como fonte de informação, sensibilização e partilha, para assegurar o uso eficiente da água em Portugal, de forma permanente e duradoura.

Visite http://www.aquaexperience.pt/

Partilhar:

Outros Destaques