Design Jumpthegap

A 7ª edição da competição internacional de design jumpthegap, organizada pela Roca em conjunto com a BCD Barcelona Design Centre, celebrou a cerimónia de entrega de prémios na Disseny Hub Barcelona. Criado em 2004 com o objetivo de apoiar jovens arquitetos e designers, jumpthegap é destinado a estudantes e profissionais até 35 anos e divide-se em duas categorias principais: Profissional e Estudante. O Prémio Especial de Sustentabilidade é entregue desde 2015, apresentado pela Fundação We Are Water.

Em conjunto com vários finalistas da competição – de países como o Irão, Turquia, Líbano, Hong Kong, Polônia ou Portugal −, o evento reuniu profissionais de design e arquitetura; entre eles, os membros do júri Patrik Schumacher, diretor da Zaha Hadid Arquitetus e presidente do júri; Isabel Roig, diretora geral do BCD Barcelona Design Centre; Benedetta Tagliabue, diretora do EMBT e da Fundação Enric Miralles; Josep Congost, diretor de design e inovação da Roca; Valentin Vodev, fundador da empresa VELLO, especializada em manufaturação e vendas de bicicletas e outros produtos inovadores de mobilidade; e Xavier Torras, diretor de comunicação e marca da Roca e diretor da Fundação We Are Water.

No inicio do evento, Patrik Schumacher, um dos mais importantes arquitetos do panorama atual, com mais de 30 anos de experiência na empresa de arquitetura Zaha Hadid Arquitetus fez um discurso ‘jumpthegap’ intitulado de ‘Tectonismo. Engineering and Fabrication Logics as Stylistic Drivers’, em que deu o seu ponto de vista sobre o cenário atual e as perspetivas futuras do design e da arquitetura. O conceito ‘jumpthegap talk’ são encontros com profissionais no ativo do design e da arquitetura, que têm lugar em diferentes cidades do mundo no âmbito internacional do jumpthegap.

Os projetos vencedores nas três categorias são:

  • Profissional: ‘Panacea’ (Mohammadreza Shahmohammadi, Irão): banheira elaborada num material elástico, que permite ser adaptado a qualquer espaço.
  • Estudante: ‘Lambda’ (Denis Lara Molina, Espanha): esterilizador que limpa as mãos dos utilizadores através de uma luz de frequência curta, sem necessidade de usar água.
  • Prémio Especial de Sustentabilidade: ‘Delta’ (Michal Hondo e Kinga Grzybowska, Polónia). Chuveiro de portas extensíveis, com um desumificador integrado que transforma o vapor em água.

Dois alunos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa foram finalistas desta competição, juntamente com participantes de outros países como o Irão, Turquia, Líbano, Hong Kong e Polónia.

Os representantes de Portugal, nesta que continua a ser uma das maiores competições internacionais de design a reconhecer os projetos mais inovadores e sustentáveis para espaços de banho do futuro, levaram “à mesa” o seu projeto – OLAIA – com um sistema composto por jatos de água e secadores automáticos que garantem a limpeza total da sanita.

Diogo Cunha e Tiago Festa criaram OLAIA – um conceito inovador de uma sanita que coloca em primeiro lugar as necessidades humanas. Com um novo sistema tecnológico permite uma autolimpeza à sanita, deixando-a preparada para o próximo utilizador. OLAIA une no mesmo objeto a sanita e urinol, sendo que é o utilizador que ativa uma das duas opções.

Este projeto inovador apesar de estático aquando da sua utilização tem um botão que, quando pressionado, permite que a sanita mude de posição. É um botão de desbloqueio que liberta OLAIA. Apesar desta capacidade móvel, a descarga acompanha sempre a posição da sanita de modo a estar sempre conectada com o reservatório de água.

É um projeto inovador, uma sanita multifuncional que oferece um acesso facilitado às crianças e ajuda os mais idosos. OLAIA tem a particularidade de se adaptar, ajudando as pessoas idosas a levantarem-se e facilitando o acesso às crianças, graças à sua capacidade de adaptação ao utilizador.

Todos os concorrentes enriqueceram o concurso com bons projetos e houve três vencedores.

Toda a informação sobre o concurso, a entrega de prémios e os projetos vencedores podem ser encontrados na página oficial: www.jumpthegap.net e no perfil do Facebook www.facebook.com/jumpthegap

Partilhar:

Outros Destaques