Concurso Internacional de Design da Roca, jumpthegap®

A oitava edição do Concurso International de Design jumthegap®, promovido pela Roca, foi apresentado a 10 de outubro num evento no Schusev State Museum of Architecture em Moscovo, na Rússia, no qual todos os detalhes desta nova edição da competição foram revelados. O registo está disponível no site do concurso.
 
Uma referência global, a competição, tem como objetivo oferecer uma plataforma onde estudantes internacionais de arquitetura e design, com idade inferior a 40 anos, possam partilhar o seu talento, ao encontrar soluções inovadoras, conceptuais e sustentáveis para o espaço de banho.  
 
Os nomes dos membros do júri foram revelados na apresentação, que foi o ponto de partida da nova edição desta competição bienal.
 
O presidente do júri é o galardoado arquiteto brasileiro, Ruy Ohtake. O prestigiado arquiteto do atelier VOX Architects em Moscovo, Boris Voskoboynikov lecionou uma jumpthegap(talk) sobre arquitetura de interior segundo o titulo: ‘Fulfilling the dream, the pursuit of happiness. Creation of a new intensity’. A versão portátil das exposições Next Bath Experience pôde também ser visitada no Architetture Museum depois da apresentação. Esta exposição audiovisual foi realizada numa versão completa no Disseny Hub Museum, em Barcelona, no ano passado e tem cinco tópicos explorados nos projetos apresentados ao longo destas sete edições do jumpthegap®.

Todas as propostas foram reunidas sob cinco ideias para apresentar a todos os participantes um futuro menos distante relativamente ao espaço de banho.

Jurados
Desde a primeira edição, o júri do jumpthegap® destaca-se pela sua relevância, ao reunir profissionais de renome no ramo da arquitetura e do design. Nesta edição, o presidente do júri é o aclamado arquiteto brasileiro Ruy Ohtake.
Todos os outros membros do júri são profissionais de prestígio de diferentes países do mundo: Emilio Cabrero (México), diretor da Capital Mundial do Design da Cidade do México em 2018 e da Design Week no México; Murat Tabanlıoğlu (Turquia), fundador da Tabanlıoğlu Architects, professor, conferencista e curador; Dorota Koziara (Polónia) designer, artista e curadora; Boris Voskoboynikov (Rússia), chefe e arquiteto do estúdio VOX Architects e premiado em competições russas e internacionais; Carlo Ratti (Itália), arquiteto, engenheiro, professor do MIT e sócio fundador da prática internacional de design e inovação Carlo Ratti Associati; Josep Congost (Espanha), Diretor do Centro de Design Roca e Isabel Roig (Espanha), Diretor Geral do BCD (Centro de Design de Barcelona) e ex-Presidente do BEDA (Bureau of European Design Associations).
 
Para o prémio da Fundação We Are Water, os membros do júri são:
Xavier Torras (Espanha), Diretor da Fundação We Are Water;
Deborah Seward (EUA), Diretora do Centro de Informações das Nações Unidas;
Low Cheaw Hwei (Singapura), Chefe de Design da Philips na Ásia e Chefe de Assuntos Públicos e Governamentais da Philips em Singapura.
 
Inscrições e Registo
As inscrições estão aberto no site oficial http://www.jumpthegap.net/ até o dia 27 de março de 2019. O período de submissão do projeto estará aberto até ao dia 25 de abril do próximo ano. Um período de receção final inicia em maio e assim que todos os projetos finais forem recebidos, o júri fará a seleção no decorrer do mês de junho.
A cerimónia de entrega de prémios com os finalistas de todo o mundo acontecerá no Disseny Hub Museum, em Barcelona, no dia 10 de outubro de 2019.
 
Categorias e Prémios
A competição oferece três prémios:
Categoria Profissional e Estudante: um prémio de 10.000 € para cada um dos participantes;
Prémio Especial de Sustentabilidade da Fundação We Are Water, até 6.000 €.

 

Partilhar:

Outros Destaques