Pensões de reforma – Novo simulador

Desde o passado dia 9 de maio que a Segurança Social disponibiliza um novo Simulador de Pensões, acessível na área pessoal reservada da segurança social direta, que dá informação sobre o valor estimado da pensão de reforma por velhice do regime geral, de forma automática ou à medida.

O simulador permite apurar igualmente a decidir sobre o momento da apresentação à reforma, com as bonificações e penalizações aplicáveis.

A opção simulação automática, disponível apenas para a pensão de velhice do regime geral, permite conhecer o valor estimado da pensão, obtido com base nos salários registados na segurança social. O interessado fica a saber a idade estimada da reforma e o valor bruto estimado da pensão, podendo ainda escolher uma outra data para a reforma e apurar se tem penalização ou bonificação nessa data.

A opção simulação à medida está disponível para pensão de velhice e permite ainda apurar a pensão de invalidez, absoluta ou relativa. Nesta opção pode indicar-se uma outra data, alterar a taxa de crescimento das remunerações ou a taxa de inflação, bem como simular as pensões antecipadas por desemprego de longa duração e por flexibilização de idade.