Logo APCMC imagens

 Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção

A sua Associação

Loading

Alterações ao Código da Estrada

publicado em 28-10-2013

 

codigo estradaO Código da Estrada foi novamente alterado – é a 13ª alteração desde 1994 –, agora pela Lei 72/2013, de 3 de setembro, que igualmente procede à respetiva republicação, tantas são as alterações.

 

Que entram em vigor em 1 de janeiro de 2014.

 

Destacamos:

 

A introdução do conceito e regras de proteção de «utilizadores vulneráveis» (peões e velocípedes, em particular, crianças, idosos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida ou pessoas com deficiência), bem como do conceito de «zona de coexistência» (zona da via pública especialmente concebida para utilização partilhada por peões e veículos, onde vigoram regras especiais de trânsito – por exemplo, velocidade máxima de 20 km – e sinalizada como tal);

 

- A prescrição resultante dos sinais inscritos em sinalização de mensagem variável, que passa a ocupar o 2º lugar na hierarquia das prescrições, logo após as resultantes de sinalização temporária e antes das resultantes de sinais luminosos, sinais verticais e marcas rodoviárias;

 

A eliminação da obrigação de os veículos ligeiros de mercadorias e os pesados ostentarem à retaguarda a indicação dos limites máximos de velocidade a que estão sujeitos fora das localidades;

 

- O dever de os condutores cederem a passagem aos velocípedes que atravessem as faixas de rodagem nas passagens assinaladas, cujos condutores só o deverão fazer após certificação de que o podem fazer sem perigo de acidente;

 

O dever de o condutor, na ultrapassagem de velocípedes ou à passagem de peões que circulem ou se encontrem na berma, guardar a distância lateral mínima de 1,5 m e abrandar a velocidade;

 

- A proibição de ultrapassagem imediatamente antes e nas passagens assinaladas para a travessia de velocípedes;

 

O transporte de crianças com menos de 12 anos de idade em automóveis equipados com cintos de segurança, que devem ser seguras por sistema de retenção homologado e adaptado ao seu tamanho e peso quando tenham altura inferior a 135 cm (antes 150 cm), exceto se for criança com deficiência que apresente condições graves de origem neuromotora, metabólica, degenerativa, congénita ou outra, que pode ser segura de outra forma desde que o assento, cadeira ou outro sistema de retenção tenha em conta as suas necessidades específicas e sejam prescritos por médico da especialidade;

 

- O dever de, para além dos demais requisitos, utilizar obrigatoriamente cintas de retenção ou dispositivo análogo para cargas indivisíveis que circulem sobre plataformas abertas;

 

O dever de os veículos afetos ao transporte de mercadorias perigosas, sinalizados com painel laranja, circularem durante o dia com as luzes de cruzamento acesas;

 

A alteração a uma das regras de trânsito em caso de avaria das luzes, que é permitido quando os mesmos disponham de, pelo menos, 2 médios ou o médio do lado esquerdo, neste caso conjuntamente com dois mínimos, e ainda à retaguarda o indicador de presença do lado esquerdo e uma das luzes de travagem, quando obrigatória (antes, 2 médios, ou um médio do lado esquerdo e dois mínimos para a frente, um indicador de presença no lado esquerdo e uma das luzes de travagem, quando obrigatória, à retaguarda);

 

Redução do limite a taxa de álcool no sangue, de 0,5% para 0,2%, para os condutores de pesados de passageiros ou de mercadorias ou de transporte de mercadorias perigosas, de veículos de socorro ou de serviço urgente, de transporte coletivo de crianças e de jovens até aos 16 anos, de táxi e para os condutores em regime probatório, sendo por arrasto reduzido para 0,5 o limite de 0,8%:

 

Taxa de álcool no sangue

Contraordenação e coima

Condutores de pesados de passageiros ou de mercadorias, de transporte de mercadorias perigosas, de veículos de socorro ou de serviço urgente, de transporte coletivo de crianças e de jovens até aos 16 anos, de táxi e condutores em regime probatório

Restantes condutores

Grave

€250 a €1250

0,2% a 0,5%

0,5% a 0,8%

Muito grave

€500 a €2500

0,5% a 0,8%

0,8% a 1,2%

 

A alteração do regime de utilização pelo condutor de certos aparelhos durante a marcha do veículo, passando a ser proibida (…) a utilização ou o manuseamento de forma continuada de qualquer tipo de equipamento ou aparelho suscetível de prejudicar a condução, designadamente auscultadores sonoros e aparelhos radiotelefónicos, com exceção (…) dos aparelhos dotados de um único auricular ou microfone com sistema de alta voz, cuja utilização não implique manuseamento continuado;

 

- A inclusão de documento de identificação fiscal nos documentos de que o condutor, residente em Portugal, deve ser portador, quando o respetivo número não conste do documento legal de identificação pessoal (como no caso do BI);

 

A possibilidade de os velocípedes poderem circular paralelamente numa via, exceto em vias com reduzida visibilidade ou sempre que exista intensidade de trânsito, desde que não circulem em paralelo mais que dois velocípedes e tal não cause perigo ou embaraço ao trânsito;

 

- Obrigação de os motociclos, triciclos, quadriciclos e ciclomotores deverem transitar com as luzes de cruzamento para a frente e de presença à retaguarda acesas;

- A equiparação ao trânsito de peões da condução de velocípedes por crianças até 10 anos;

- A concessão de efeito suspensivo (antes devolutivo) à impugnação judicial da decisão administrativa que aplique uma coima e uma sanção acessória.

 

Consagração em norma (novo artigo 14º-A) das regras de comportamento e condução em rotundas, devendo o condutor 1) entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por onde o façam, 2) pretendendo sair da rotunda na 1ª via de saída, ocupar a via da direita; 3) pretendendo sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando-se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções e, 4) sem prejuízo do disposto nos nºs anteriores, utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino (coima de €60 a €300 para a violação do referido em 2 a 4);

 

Para além do exposto, são feitas alterações nos procedimentos destinados à aplicação e pagamento de coimas e execução de outras sanções, visando imprimir-lhes maior celeridade.

 

O «novo» Código da Estrada pode ser consultado em http://dre.pt.

 

 

 

 

 

 

oportunidade negócios agenda formação

 

 

 

exportar maisexportar

 

sage

 

eventos - novembro

Barroa Bicolor

 

Conferência - Reabilitar o Passado, Construir o Futuro: uma prioridade para Portugal

Tertúlia - Cidade Reabilitada? A percepção do turista

24 novembro, Semana da Reabilitação Urbana do Porto 2014 [+++]

 

Roadshow Portugal Global Braga

25 de novembro, AICEP, Coimbra  [+++]

 

Conferência - Engenheiros e Arquitetos: Atores fundamentais da Reabilitação. 1ª Sessão

25 novembro, 9h30, Semana da Reabilitação Urbana do Porto 2014 [+++]

 

Workshop - Biomassa: Perspectivas futuras e oportunidades num sector em expansão

25 de novembro de 2014, Auditório Municipal de Sousel, AREANATejo [+++]

 

Conferência - Engenheiros e Arquitetos: Atores fundamentais da Reabilitação. 2ª Sessão

26 novembro, 9h30, Semana da Reabilitação Urbana do Porto 2014 [+++]

 

9º Fórum Portugal-França - Oportunidades de Parcerias 

26 de novembro, CCLF, Porto [+++]

 

Encontro Nacional Betão Estrutural 2014

9º Congresso Nacional de Sismologia e Engenharia Sísmica

26 a 28 novembro, LNEC - Lisboa  [+++]

 

Palestra LNEG - "Light Management and Novel Trends in Photovoltaics"

27 de novembro, 11:00h, LNEG, Auditório Solar XXI, Lumiar [+++]

 

Conferência - 10 anos da Porto Vivo, SRU - Uma década de uma nova intervenção no Centro Histórico do Porto

 

Tertúlia - Mercado imobiliário e proteção do património: convergências e divergências

27 novembro, Semana da Reabilitação Urbana do Porto 2014 [+++]

 

2ª Conferência Passivhaus Portugal 2014

29 novembro, Associação Passivhaus Portugal, Centro de Congressos de Aveiro [+++]

 

Conferência - Tendências Emergentes

Workshop - Reabilitação estrutural no Porto: casos práticos

28 novembro, Semana da Reabilitação Urbana do Porto 2014 [+++]

 

Workshop - Arqui Brinca - Arquitetura para crianças

29 novembro, Semana da Reabilitação Urbana do Porto 2014 [+++]

 

Seminário: Última Alterações ao Código do Trabalho

19 novembro, APCMC, Porto [+++]

 

Conferência "Como obter o melhor desempenho dos sistemas em placas de gesso"

20 de novembro, Sede Ordem dos Arquitectos, Lisboa [+++]

 

III Congresso Luso–Africano de Construção Metálica Sustentável

20 e 21 novembro, Luanda, Universidade Metodista de Angola [+++]

 

2ª Conferência Passivhaus Portugal 2014

29 novembro, Associação Passivhaus Portugal, Centro de Congressos de Aveiro [+++]

 

[...mais eventos]

 

 

SUBSCREVER NEWSLETTER apcmc news

clique aqui

 

 

legislação

Barroa Bicolor

06-11-2014 IMI – Prédios urbanos arrendados. Participação das rendas [+++]

06-11-2014 Reforma do IRS [+++]

06-11-2014 Produção de eletricidade para autoconsumo e venda[+++]

06-11-2014 Novo Código Fiscal do Investimento [+++]

06-11-2014 IVA – Telecomunicações, rádio e TV e serviços por via eletrónica [+++]

28-10-2014 Rendas com redução em 2015? [+++]

20-10-2014 Salário Mínimo – Redução temporária da TSU [+++]

30-09-2014 Salário mínimo sobe para € 505 em outubro [+++]

 

[...mais legislação]

 

axa 300

 

 

pt

 

fpme

 

notícias

Barroa Bicolor

 

07-11-2014 CINCOS´14 - Inovação na Construção Sustentável - Últimas inscrições [+++]

07-11-2014 2ª Conferência Passivhaus Portugal 2014 [+++]

05-11-2014 IHTP Power News - Próximos Cursos e Eventos [+++] e [+++]

05-11-2014 9º Fórum Portugal-França - Oportunidades de Parcerias [+++]

05-11-2014 Formação PME da AEP - Associação Empresarial de Portugal [+++]

04-11-2014 APCMC referenciada na Newsletter COMPETE [+++]

04-11-2014 ICC lança nova plataforma para comércio internacional [+++]

04-11-2014 Glassy” nova placa de comando OLI com sistema “no touch” [+++]

04-11-2014 Sessões Técnicas de Edifícios - Building Information Modelling (BIM) [+++]

03-11-2014 Tintas 2000 com produtos homologados pelo LNEC [+++]

28-10-2014 Vulcano comemora Dia Mundial da Poupança [+++]

 

[...mais notícias]

 

manutenção de sites

 

feiras - novembro

Barroa Bicolor

 

The Big 5

17 a 20 novembro, Dubai  [+++]

 

FIMAP

19 a 22 novembro, Porto [+++]

FERRALIA

19 a 22 novembro, Porto [+++]

 

EMAF

19 a 22 novembro, Porto [+++]

 

EXPOCASA 2015

Salão do Mobiliário, Construção, Reabilitação e Eficiência Energética

22 a 30 novembro 2014 - Exposalão, Batalha  [+++]

 

[...mais feiras]

 

não esquecer

Barroa Bicolor

 

Principais Obrigações Fiscais - novembro [+++]

Orçamento do Estado para 2015: Proposta [+++]   Relatório [+++]

Produtos e Materiais de Construção Sujeitos a «Marcação CE» lista atualizada [+++]

IMT - Tabelas Práticas 2014 [+++]

Salário Mínimo, IAS e UC para 2014 [+++]

Ajudas de Custo 2014 [+++]

Subsidio de Refeição e de Viagem 2014 [+++]

Mapa de Férias 2014 [+++]

Regime de Bens em Circulação [+++]

IRS – Tabelas de retenção na fonte / 2014 [+++]

Juros de Mora Comerciais - 1º semestre. 2014 [+++]

Horário de trabalho e livrete - pessoal afeto à exploração de veículos. Entendimento da ACT [+++]

Renovação da Carta de Condução [+++]

Contrato Colectivo de Trabalho do Sector [+++]

Cadastro Comercial [+++]

Arbitragem tributária [+++]

CAE - Rev. 3 Classificação Portuguesa de Actividades Económicas [+++]

Livro de Reclamações Obrigatório nos Estabelecimentos de Venda ao Público [+++]

Livretes Individuais de Controlo [+++]

Indicação de Preços [+++]

Uso da Língua Portuguesa [+++]

Acordo ortográfico [+++]