Recursos Locais para Aplicações Multifuncionais de Captação de Energia com base em Tetraedritepor

No próximo dia 21 de maio, pelas 16h, terá lugar no Auditório do Edifício ‘Solar XXI’, no Polo do LNEG no Lumiar, a Palestra Recursos Locais para Aplicações Multifuncionais de Captação de Energia com base em Tetraedritepor, por Filipe Neves.

A inscrição, gratuita mas sujeita a confirmação, deverá ser feita em http://www.lneg.pt/divulgacao/eventos/790.


Ciclo de Palestras 2019

Recursos Locais para Aplicações Multifuncionais de Captação de Energia com base em Tetraedrite

21 de maio de 2019, às 16h

Auditório ‘Solar XXI’, Polo do Lumiar Localização

Orador: Filipe Neves

Resumo:

Apresentação do projeto "LocalEnergy" cujas atividades de investigação se centram no desenvolvimento de novos e eficientes materiais termoeléctricos e fotovoltaicos baseados na tetraedrite, mineral de sulfureto de cobre e antimónio constituído por elementos abundantes e de baixa toxicidade. Especificamente, o projeto "LocalEnergy" aborda o uso de tetraedrites naturais e sintéticas para aplicações termoeléctricas e de materiais à base de tetraedrite sintética como novos absorsores solares para aplicações fotovoltaicas, visando explorar dois importantes recursos endógenos, energia solar e minerais.

Nota biográfica:

Filipe Neves é doutorado em Engenharia de Materiais pela Universidade de Coimbra (2005), é atualmente bolseiro de Pós-Doutoramento na Unidade de Energias Renováveis e Integração de Sistemas de Energia do LNEG. As suas atividades de investigação incluem a síntese de semicondutores calcogênios (baseados em materiais abundantes e de baixa toxicidade) para o desenvolvimento de materiais termoelétricos e de células solares de filmes finos. Participou como membro de equipa em vários projetos nacionais e internacionais. Presentemente é Investigador Responsável do projeto "Recursos Locais para Aplicações Multifuncionais de Captação de Energia com base em Tetraedrite – LocalEnergy" (PTDC/EAM-PEC/29905/2017).