COMO NEGOCIAR COM A BANCA

Este curso tem em consideração a relação umbilical que existe entre os Bancos e as PME, que torna inevitável a existência de um bom relacionamento entre as duas partes, até porque (praticamente) não existem alternativas de financiamento fora do espectro bancário. Neste sentido, é fundamental melhorar o poder negocial com o banco.

O primeiro passo passa por conhecer o negócio bancário: como decide a concessão de crédito, que tipo de informação privilegia e quais os atuais condicionalismos com que hoje são confrontados.

Passo seguinte é aprofundar o conhecimento sobre a oferta de produtos e serviços bancários, pois só assim se consegue escolher a melhor solução para as efetivas necessidades de financiamento.

Finalmente, é crucial que as empresas conheçam muito bem as condições contratuais “standard”, para que não sejam surpreendidas em nenhuma fase da vida do contrato de crédito.

O objetivo do curso passa, assim, por melhorar a capacidade de relacionamento entre as Empresas e a Banca, fortalecendo a capacidade negocial das Empresas.

PROGRAMA

1. O papel da banca na atividade das empresas
Evidenciar a importância da dívida bancária face à (praticamente) inexistência de alternativas de financiamento.

2. A decisão de crédito
* a análise económico-financeira: o que a banca valoriza e principais erros de análise dos bancos
* qualidade e timing da informação
* as garantias a prestar
* shopping around
* sinais de alerta

3. Oferta bancária
* tesouraria
* financiamento de médio e longo prazo
* trade finance
* gestão de risco
* apropi ao investimento / sistemas de incentivos

4. Condições Contratuais
* cláusulas de denúncia não financeiras
* cláusulas de denúncia financeiras

Formador: Paulo Alcarva
Licenciado em economia e pós-graduado em mercados de capitais e gestão de carteira pela faculdade de economia da universidade do porto.
Experiência de 20 anos na área da banca de empresas, desempenhando funções de direção num dos maiores bancos nacionais, quer trabalhando com pme, quer com grandes grupos económicos.
Autor dos livros “a banca e as PME” (vida económica, 2013) e “o financiamento bancário de PME” (atual editora – grupo almedina, 2017).
“industry fellow” da católica porto business school (cpbs), com a docência de várias disciplinas de finanças empresariais. Docente de compliance e corporate governance no curso executivo de gestão bancária do instituto superior de gestão bancária.
Professor das disciplinas de “crédito bancário” e “crédito a empresas” no curso de técnicas e operações bancárias do instituto de formação bancária, entre 2011 e 2014.
Participante em workshops / seminários / conferências sobre banca de empresas e finanças empresariais, em várias instituições de ensino superior (cpbs, fep, iscap, isag).

Destinatários
Empresários, gestores, diretores financeiros e colaboradores das empresas

Locais, datas e horário
Porto – 2º semestre 2019 (dia a definir) >> 9h00 – 13h00 || 14h00 – 18h00

Valor da inscrição
100 Euros – Associados APCMC
150 Euros – Não associados APCMC
Inclui documentação e Certificado da Formação.
O numero de inscrições é limitado e a inscrição só será válida após boa cobrança.
Desconto de 15% para inscrições de grupo (a partir de 3 inscrições)

Contacto
Patrícia Martinho
Tel: 225 074 210 | E-mail:patricia.martinho@iforma.pt